Como é uma entrevista de emprego no Japão?!

Como é a entrevista de emprego no Japão é uma das questões de muitas pessoas que pretendem viver ou vivem no país.

Ela não é tão diferente do que muitas que acontecem no Brasil. Porém, existem alguns detalhes que podem ser um diferencial para alguém conseguir ou não a vaga.

Elencamos aqui algumas dicas para que você possa começar a entender um pouco mais sobre como são essas entrevistas.

Qual roupa vestir em uma entrevista de emprego no Japão?

Para entrevistas para trabalhar em escritório, o melhor é ir com uma roupa formal. Até mesmo em uma entrevista para trabalhar em uma fábrica isso pode ser um diferencial.

Isso é muito importante para causar uma primeira boa impressão.

Além disso, nunca use chinelo, bonés ou regatas. Isso pode acabar com todas as suas chances para conseguir um emprego no Japão.

Como se portar durante a entrevista?

Como uma pessoa se porta em uma entrevista no Japão também é muito importante. Por exemplo, os japoneses não olham com um bom tom quem cruza as pernas. A melhor maneira de se sentar, por exemplo, é estar com ambas pernas no chão e as mão sobre as coxas.

Além disso, é fundamental responder o que perguntam de maneira direta. Os japoneses gostam disso.

E, importante como todos os itens anteriores, faça os cumprimentos adequados, demonstrando tanto educação como também respeito por aquele que te entrevista.

Algumas das perguntas que ocorrem em uma entrevista de emprego no Japão

Uma das questões que certamente pode-se esperar no Japão é o motivo de querer se trabalhar em um determinado local. Por conta disso, é sempre bom se preparar para isso.

Outra questão será sempre sobre os dias em que há disponibilidade para trabalhar e quanto tempo se demora para chegar no local.


Leia também:


O currículo para uma entrevista de emprego no Japão

No Japão é muito comum ter um determinado currículo em mãos. Ele deve ser comprado nas lojas de conveniência, as famosas konbini, e que estão em todos os lugares do país. O nome em japonês deste documento é rirekisho. Nele é preciso escrever os dados fundamentais de um currículo: nome, endereço, formação escolar, experiência profissional.

Além disso, também é preciso escrever porque a pessoa quer entrar em uma determinada vaga de emprego. E também quanto tempo ela demora para chegar na empresa em que está pleiteando essa vaga. Também é necessário colar uma foto. A foto pode ser tirada em máquinas que são facilmente encontradas pela rua.

Outras dicas: tatuagem, piercings, brincos, aneis…

Como se sabe, os japoneses não gostam muito de tatuagens. Por conta disso, se puder, cubra a sua tatuagem quando for para a entrevista.

A mesma coisa para os piercing e brincos, até mesmo aneis. Se alguém tiver muitos deles, é melhor tirar uma boa parte.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link