Desfile de Carnaval no Japão: sim, ele existe e é uma verdadeira atração no país

Sim, existe desfile de carnaval no Japão! E ele acontece em Tóquio desde 1981. Cada vez mais ele tem se tornado um grande evento que atrai milhares de pessoas de todos os cantos do planeta.

Se em algum momento você for olhar um guia turístico de Tóquio que elenca os maiores festivais da capital, com certeza verá indicações para ver o carnaval.

Entretanto, ele não acontece na mesma época do ano que no Brasil, mas sim no verão do Japão. Sendo que normalmente acontece em setembro, quando muitos outros festivais também acontecem pelas ruas.

Conheça nesse artigo um pouco mais o modo como os japoneses comemoram o carnaval e o que ele tem a ver com a festa feita no Brasil.

Desfile de Carnaval no Japão e as influências brasileiras

O desfile nas ruas de Tóquio atrai muitas pessoas por sua exuberância. Além disso, o ele é cheio de referências ao carnaval no Brasil. Neste evento que tem se tornado um dos maiores do verão da capital nipônica, fica evidente a forte ligação de mais deus século entre o Brasil e o Japão.

O desfile dura aproximadamente 4 a 6 horas e acontece somente em um dia. E ocupa um espaço relativamente pequeno quando pensamos no carnaval brasileiro, dura cerca de 5 quarteirões. Além disso, também há locais que são destinados aos juízes. Pois, assim como no Brasil, as escolas de samba competem entre si.

O evento tem sido tão apreciado pelos japoneses e pelos estrangeiros que muitas pessoas chegam mais cedo para garantir um bom lugar para vislumbrar o evento.

A influência brasileira também acontece pois muitas das pessoas que desfilam são brasileiras. Normalmente são descendentes de japoneses que imigraram para o Brasil no começo do século XX e que foram para o Japão nas últimas décadas em busca de melhores oportunidades de emprego.

Mas, nas fantasias é onde fica mais evidente uma mistura entre o Japão e o Brasil. Elas fazem uma mistura que carrega muitas referências orientais, como na foto de cima em que há um dragão.

Assim, podemos ver como o próprio carnaval é uma mistura. Afinal de contas, o carnaval no Brasil faz uma mistura de influências africanas e europeias.

A competição entre as escolas de samba

São duas ligas que separam as escolas de samba. Ao todo, são 26 grupos e escolas que competem em duas categorias, tanto na de dança e música, como na melhor carro alegórico do ano.


Leia também:


Onde acontece o desfile de carnaval no Japão?

O maior desfile de carnaval do Japão acontece pelas ruas de Tóquio, no bairro de Asakusa. Por lá acontecem muitos outros festivais, principalmente no verão.

O desfile acontece na rua Kaminarimon Dori, a rua que passa em frente ao Portão Kaminarimon do Templo de Sensoji

Conheça mais sobre o bairro de Asakusa na live feita pelo Canal no Youtube Coisas do Japão!

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link