Jogar feijão no Setsubun: a tradição japonesa para o ano lunar que se inicia

Jogar feijão no Setsubun é uma tradição japonesa antiga e que atrai muitas pessoas. Este evento comemora o ano novo lunar e a chegada da primavera. Como se sabe, os japoneses amam essa estação. Sendo assim, nada melhor do que começar com uma boa festividade aos moldes do Japão.

O Setsubun

O Setubun é o início da primavera. Apesar de não ser um feriado nacional, ele é comemorado por muitas pessoas em todo o Japão. As crianças se divertem muito nesta data.

A data das comemorações são anuais e podem ocorrer nos dias 2, 3 ou 4 de fevereiro. Quem tiver a oportunidade de estar no país nesse período, não pode perder a chance de conhecer esse tradicional festival.

Jogar feijão no Setsubon

No início da primavera há uma tradição no Japão para espantar todo o mal ao seu redor. E isso acontece com um grão muito comum no mundo todo, o feijão.

Esse evento acontece pelas ruas do Japão. Além disso, também pode acontecer até mesmo dentro de uma casa com a família usando máscaras “oni”, jogando feijões e comendo um grande e delicioso sushi eho-maki feito de maneira caseira.

Essa tradição existe desde o século XIV. Os feijões também representam a vitalidade e são usado no ritual de purificação das casas. Assim, podem afastar os problemas de saúde, bem como possíveis espíritos malignos.

Além disso, jogar feijão também tem um trocadilho com as palavras. Como os japoneses gostam de brincar com as palavras, também existe um significado secreto para jogar feijão: a pronúncia da palavra feijão ( mame , 豆) é semelhante à palavra para olhos de demônio (魔 目); jogar feijão, portanto, tem um som semelhante a destruir demônios (mametsu , 魔 滅).

Assim, é uma tradição com muito mais significado que você imagina, como tantas outras que existem no Japão.


Leia também:


Como o ritual acontece?

setsubon  é comemorado, normalmente, em uma família. Assim, é somente com a reunião delas que se deve jogar os feijões.

As famílias também podem se reunir para jogar soja torrada na frente de suas casas. Mas também pode acontecer com um integrante da família que joga a soja. Neste caso, geralmente, é o pai que lança.

Com uma fantasia de oni, ou seja, demônio, ele canta “Oni wa soto! Fuku wa uchi!” (Demônios, vão embora! Boa sorte!) Essa é uma música folclórica tradicional.

A música pode ser escutada a seguir. Aproveite para ver os desenhos dos demônios que são sempre retratados entre um modo assustador como também bonitinho.

Os feijões também costumam a ser lançados nas escolas primárias e nos jardins de infância.

As celebrações públicas do Setsubun também ocorrem em templos por todo o país e são muito populares. Normalmente participam personalidade de tudo quanto é tipo, como atletas, pessoas que trabalham na TV, celebridades, empresários etc. Todos são atiradores de feijão e/ou demônios.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link