10 dias de licença remunerada no Japão para funcionário lamentar o fim de sua banda favorita

Uma licença remunerada no Japão não é nada fácil de ser conquista. Ao contrário, muitas vezes escutamos mais sobre como os japoneses precisam trabalhar muitas horas e como muitas empresas até mesmo exploram de mais seus funcionários.

Entretanto, uma empresa acaba de lançar um novo tipo de licença, provando que nem todos os lugares para se trabalhar no país são iguais. Conheça aqui mais sobre essa licença e essa medida da empresa Hiroro Inc.

Licença remunerada no Japão para lamentar a separação de uma banda

O presidente da Hiroro Inc fez seu pronunciamento no Twitter. Ali revelou que a empresa começou a oferecer licenças remuneradas para os fãs de uma banda quando um dos integrantes saísse dela. Ou seja, se você é muito fã de um determinado grupo e algum dos membros precisa sair por qualquer motivo, você poderia ganhar uma licença remunerada se trabalhasse na Hiroro Inc.

A cláusula da empresa está sendo chamada de oshi kyuuka. Sendo que  oshi é um jargão que designa uma comunidade que pode tanto ser de ídolos, como também de fãs de um determinado artista.

Assim, a cláusula dessa licença também estabelece que além de permitir que os funcionários (se solicitarem com uma semana de antecedência), eles também podem deixar o trabalho mais cedo, ou tirar um dia de folga caso aconteça um show não anunciado de despedida.

A opção que mais chocou a todos, é que é possível até mesmo tirar 10 dias de licença remunerada! Sim, isso mesmo, 10 dias!

No caso de um integrante do grupo ter saído e ele não ser o seu favorito, você pode conseguir 3 dias de folga.


Leia também:


Como funciona essa licença remunerada no Japão?

Assim, todos os dias que o funcionário precisar ficar em casa para se lamentar, ele será pago. O salário será pago integralmente. Afinal de contas, para a empresa, isso se trata de um dano emocional e mental pelo qual a pessoa está passando.

E, caso os dias sejam insuficientes, é possível conseguir mais alguns. A quantidade de dias que forem necessárias caso seja comprovado.

Isso aconteceu após haver casos de depressão em funcionários após alguém de uma determinada banda acabar rompendo com o grupo. Normalmente, essas pessoas são otakus e praticamente fanáticos por determinados grupos de música.

Assim, para a empresa, para um otaku ter a sua saúde mental no melhor estado possível, é fundamental que ele tire essa licença.

Esse é um comportamento da Hiroro Inc que está completamente de acordo com o que ela produz. Essa empresa trabalha com entretenimento. Ela faz inúmeros eventos em que vê como os ídolos são fundamentais nas vidas de algumas pessoas. Logo, nada mais coerente do que fornecer esse tipo de atenção para os seus funcionários.

Obviamente que não será possível enganar os chefes, os funcionários já terão de ter mostrado que são fãs da banda antes de pedir a licença.