5 passos para fazer um oosouji japonês (a grande limpeza) e organizar sua rotina

O oosouji no Japão costuma ser feito na virada do ano. Os japoneses possuem a tradição de juntar toda a família para fazer essa grande limpeza e assim começarem o ano de maneira organizada.

Entretanto, você pode ser uma das pessoas, como boa parte do mundo, que não faz essa grande limpeza e agora quer aproveitar o momento que tem para começar a se organizar.

Assim, separamos alguns passos importantes para que você comece a se desfazer daquilo que não é mais necessário e consiga por tudo em ordem.

Passo 1 do oosouji: roupas largas ou apertadas

Sempre que vamos de roupas as pessoas tendem a querer ter uma esperança de que um dia voltarão a usá-las. Ou até mesmo algumas estão mais apegadas a uma lembrança que possuem com a roupa.

Assim, muitos guarda-roupas acabam mais se tornando depósitos do que realmente cumprindo sua função.

Um primeiro passo é se desfazer do que não usa. Principalmente se já tiver mais de um ano que você não vestiu a roupa. Você não precisa de tantas roupas assim e pode se sentir muito melhor doando-as para quem precisa.

Passo 2 do oosouji: revistas e livros antigos

Outra coisa que costuma a acumular muita poeira, além de ocupar espaço nas casas são as revistas e os livros.

Sempre existe um livro ou uma revista que amamos. Mas, com certeza há uma pilha deles que você não tem mais interesse. É uma boa oportunidade para você se desfazer deles e abrir mais espaço em sua casa.


Leia também;


Passo 3 do oosouji: livrar-se dos maus hábitos

Bom, com certeza você consegue diagnosticar agora alguns hábitos não tão saudáveis que você deve possuir. Como fumar, tomar muito refrigerante, ficar muito tempo nas redes sociais etc.

Acredita-se que para se desfazer de um mau hábito demoramos cerca de 66 dias. Bom, já que você resolveu dar um jeito na sua casa, pode ser  um bom momento para começar a cultivar novos hábitos.

Curta o processo de modificar-se e aproveita cada dia para melhorar ainda mais.

Passo 4 do oosouji: livre se de companhias tóxicas

Essa e uma parte delicada. Mas, é comum termos alguns amigos que aprecem estar mais torcendo pelo nosso fracasso do que pelo nosso sucesso.

Assim, não tenha medo de ficar sozinho ou sozinha. Pode ser melhor para você começar a cultivar outras amizades do que tentar manter aquelas que não acreditam em você.

Passo 5 do oosouji: organize sua vida virtual

Hoje em dia nossa vida também está no mundo virtual. Não deixe de aproveitar esse momento para organizá-la. Assim, não deixe de começar, por exemplo, a se desfazer dos aplicativos que você não utiliza em seu celular.

Uma outra opção é fazer uma boa limpa no seu e-mail. E até mesmo bloquear ou deletar aquela pessoa que não é tão legal com você e está em suas redes sociais.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link