Cargos importantes na mente das crianças japonesas

Crianças de todas as idades idolatram várias profissões ao longo de sua educação e juventude. Certo ou errado, quase todo aluno do ensino fundamental tem uma resposta pronta para a pergunta: “Então, o que você quer ser quando crescer?”

Respostas das crianças

Embora algumas respostas sejam grandiosas – eu queria ser uma Tartaruga Ninja Adolescente Mutante por mais anos do que gostaria de admitir – algumas podem ser surpreendentemente altruístas e realistas.

Kuraray Co., Ltd. conduziu um questionário recente direcionado a crianças japonesas que estão começando seu período no ensino fundamental.

A pesquisa investigou as profissões em que os jovens se veem ingressando no futuro. Em um recente comunicado à imprensa, Kuraray discutiu os resultados do esforço.

Meninas japonesas

Principais respostas entre meninas

1: Equipe de confeitaria / padaria
2: Artista / Cantor / Modelo
3: Enfermeira
4: Florista
5: Equipe da sorveteria

Pelo 23º ano consecutivo – desde o início da pesquisa em 1999 – o número mais significativo de meninas admitiu que espera trabalhar em uma confeitaria ou padaria no futuro.

Com mais de um quarto da contagem (26,7%), o campo superou os demais por uma margem notável. Insinuando a onipresença dos gulosos no Japão, “Equipe da sorveteria” também se apresentou, crescendo em popularidade do 6º para o 5º lugar.

“Policial” também subiu e se tornou a 6ª ocupação mais popular entre as meninas. O resultado significa uma tendência de alta para a profissão em ambos os sexos.

Naturalmente, o YouTube continua sendo uma plataforma de mídia popular entre os espectadores mais jovens em toda a ilha.

Um sinal dos tempos, “YouTuber” também subiu no ranking feminino conforme a visibilidade dos influenciadores continua a crescer. Da mesma forma, “Celebridade, cantora ou modelo” manteve a sua 2ª posição.

A categoria tem mantido este lugar de primeira linha desde 2012, apesar de experimentar uma tendência de baixa contínua que começou em 2014.


Leia mais:


Meninos Japoneses

Principais respostas entre meninos

1: Policial
2: Atleta
3: Bombeiro / membro da equipe de resgate
4: Motorista
5: personagem de anime

“Policial” ultrapassou “atleta” para se tornar a ocupação mais atraente para os meninos japoneses. Historicamente, o ranking de “atleta” atingiu o pico em 2007. Este ano, continuou seu declínio gradual, mas constante, caindo 5,8 pontos ano a ano para capturar 13% da contagem e a 2ª posição.

Apesar disso, “policial” realizou a reversão ao subir 2,1 pontos em relação ao ano anterior para acumular 17,2% das respostas. Além disso, a terceira ocupação mais invejada era “bombeiro e membro da equipe de resgate”.

Essas profissões amplamente respeitadas provavelmente se beneficiaram de um maior interesse na proteção da segurança pública.

Não é novidade que as meninas não estão sozinhas em seu gosto por personalidades online. “YouTuber”, que entrou no ranking dos dez primeiros entre os meninos pela primeira vez no ano passado, subiu para o 7º lugar este ano.

Como tal, “YouTuber” teve uma pontuação mais alta entre os meninos pesquisados ​​do que entre as meninas. Isso aparentemente reflete o efeito dos algoritmos do YouTube no Japão, que regularmente exibem vloggers e personalidades famosas como Hikakin.

“Personagem de anime” também ficou em 5º lugar, talvez implicando que YouTubers virtuais e similares são de fato uma coisa e podem até representar uma ocupação que vale a pena.

Os pais de meninas

Apesar das respostas louváveis das crianças japonesas, uma mão orientadora ainda é necessária. Sem surpresa, os pais entrevistados tinham expectativas diferentes para o futuro de seus filhos:

Principais respostas entre pais de meninas

1: Enfermeira
2: Funcionário público
3: Doutor
4: Farmacêutico
5: Profissional de saúde

Entre os pais de meninas, a “enfermeira” defendia o número 1, posição que ocupa desde o início da pesquisa. Além disso, as profissões médicas continuaram a ganhar preferência entre os tutores.

“Médico” ficou em 3º lugar, “farmacêutico” em 4º lugar, enquanto o 5º lugar foi atribuído a “profissional de saúde”.

Por fim, “servidor público” alcançou um sólido 2º lugar ao acumular, ao mesmo tempo, sua maior pontuação na história da pesquisa.

O pai de meninos

Principais respostas entre pais de meninos

1: Funcionário público
2: Funcionário da empresa
3: Doutor
4: Engenheiro
5: Atleta

A principal resposta entre os pais de meninos, “funcionário público”, foi responsável por cerca de um quarto de todas as respostas.

Enquanto isso, o “funcionário da empresa” obteve um robusto segundo lugar, marcando sua classificação mais alta até o momento. Como você deve saber, essas ocupações são consideradas confiáveis no Japão e são os pilares da classe trabalhadora do país.

Sua popularidade pode refletir o forte desejo dos pais por estabilidade e segurança no emprego ao longo da vida profissional de seus filhos. Por último, o “engenheiro” subiu quatro posições em relação ao ano anterior para terminar em 4º lugar.

Infelizmente, nenhum dos pais das crianças confiavam muito em uma carreira como “YouTuber”. Só podemos imaginar os incontáveis argumentos domésticos que surgirão quando os jovens atingirem a maioridade e procurarem encontrar sua vocação em um mundo cada vez mais dominado digitalmente.

Fonte: grapee.jp