Dia do Goku no Japão, uma homenagem a Dragon Ball

O dia do Goku no Japão é uma expressão de como os animes e mangás são muitos respeitados no país. Esse dia é comemorado em 9 de maio. Sim, é isso mesmo, há um dia exclusivo para o Goku!

Assim como já existe o 4 de maio, que é considerado como o Dia de Star Wars (4 de maio em inglês may four, semelhante à pronuncia de may the force be with you – que a força esteja com você), 5 de maio possui uma pronúncia que lembra o nome do Goku e faz uma referência ao anime. Dessa maneira, 5 de maio é 五 (Go: cinco) e 九(Ku: nove).

Conheça um pouco mais sobre esse dia no Japão e como os japoneses o comemoram.

A história do dia do Goku

Este dia foi decretado em uma promoção do filme Dragon Ball Z: The Renaissance of F, no ano de 2015. 

Naquela ocasião, a dubladora oficial de Goku no Japão, Masako Nozawa participou do evento. Ela é conhecida como a mãe de Dragon Ball.

A Toy Animation também tem se empenhado, juntamente com a Japanese Birthdays Association, para reconhecer a data, desde 2016, ano seguinte à homenagem. No ano de 2016, também se comemorou a primeira exibição de anime da TV no Japão (a primeira exibição ocorreu no dia 26 de fevereiro de 1986).

Por enquanto, esse dia é mais comemorado somente no Japão. Mas, a cada dia que passa, ele ganha maior notoriedade e é comemorado por outros fãs pelo mundo.


Leia também


A importância de Dragon Ball no Japão

No desenho animado, Goku é um alienígena do planeta Vegeta, onde faz parte de uma raça de guerreiros intergalácticos conhecidos como Saiyajins.

Assim, ganhando ou perdendo, os Saiyajins ficam mais fortes após cada luta, tornando-os um verdadeiro símbolo de poder. Combine isso com a vontade indomável de Goku de superar qualquer obstáculo (mesmo que isso signifique se sacrificar para salvar o mundo), e você tem a receita para um personagem de videogame, anime e mangá perfeito.

No Japão, é possível encontrar referências ao Dragon Ball e ao Goku a todo momento. Por mais que Akira Toriyama não tenha achando, quando criou o anime na década de 1980, que Dragon Ball se tornaria tudo isso, hoje em dia ele também é um dos motores da economia do país.

Assim, tudo o que tem Dragon Ball rende no país. Seja para os fãs japoneses, ou para os fãs internacionais. E o legado do desenho parece que ainda vai durar por muitas durações.

Agora, você já sabe como é importante comemorar esse dia! Dragon Ball já se tornou um símbolo da cultura japonesa. Afinall de contas, quem não gosta das aventuras do Guku e sua turma? E quem também já não se imaginou o ajudando com seus superpoderes para salvar o mundo ou fazendo uma fusão com outro saiyaji!?

 

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link