Muito além da “Grande Onda de Kanagawa”, conheça as maiores pinturas do Japão

As moires pinturas do Japão muitas vezes podem passar desapercebidas. Mesmo o país tendo uma vasta e rica história nas artes, é mais comum ouvirmos falar das obras europeias do que as da Ásia.

Tendo isso em vista, selecionamos algumas obras para que você possa conhecer um pouco mais sobre a arte no Japão. Além disso, certamente você já viu em algum momento “A grande onda de Kanagawa.”

Esse foi um quadro pintado em 1830 por Katsushika Hokusai. Assim, se gostou deste quadro, não perca mais seu tempo e se apaixone muito mais pela arte japonesa.

Fujishima Takeji – Nascer do sol sobre o mar oriental

Fujishima Takeji foi um pintor japonês e um dos expoentes o impressionismo. Ele estava mais ligado a um estilo ocidental e fez muito sucesso no final do século 19 e início do século 20.

Essa influência ocidental ocorreu principalmente após viajar para a França, em 1905. Ali ele foi influenciado pelos artistas franceses da época. E isso pode ser visto em seu quadro Nascer do sol sobre o mar do Leste, feito em 1932.

Kitagawa Utamaro – Dez estudos em fisionomia feminina, uma coleção de belezas reinantes

Kitagawa Utamaro foi um dos artistas japoneses mais famosos do século XVIII. Assim, uma de suas obras mais famosos foi Dez estudos em fisionomia feminina, uma coleção de belezas reinantes, grandes temas amorosos da poesia clássica (às vezes chamados Mulheres apaixonadas, contendo estampas individuais, como Amor revelado e Amor pensativo).

Assim com tantos outros artistas japoneses, ele é conhecido por pertencer ao ukiyo-e com suas xilogravuras.

Hiroshi Yoshida – Fuji do Lago Kawaguchi

Hiroshi Yoshida ficou conhecido como uma das figuras mais importantes do estilo shin-hanga (um movimento artístico no Japão do começo do século XX,e que retomava as xilogravura ukiyo-e).

Ao mesmo tempo, ele também apreendeu muito com a tradição da pintura a óleo ocidental, que foi adotada no Japão durante o período Meiji.


Leia também:


Katsushika Hokusai – O sonho da mulher do pescador

Certamente você já viu essa pintura em algum outro lugar se acompanha sites sobre a cultura japonesa. O Sonho da Mulher do Pescador foi feita no ano de 1814.

Apesar de estarmos chamando de pintura, ela está muito mais próxima a uma xilogravura. Esta é uma metodologia de arte muito comum no Japão, principalmente com o gênero ukiyo-e. Essa obra é uma sequência de pinturas.

Essa obra de arte nos mostra uma jovem se entrelaçando com um par de polvos. A pintura influenciou muitos outros artistas pela Europa durante os séculos XIX e XX.

Takashi Murakami – 727

Takashi Murakami é um dos artistas do Japão contemporâneo mais famosos.

É possível comprar algumas de suas obras em leilões, mas já saiba que os valores são astronômicos. Suas obras de arte estão inspirando uma nova geração de artistas no Japão e no mundo inteiro.

A arte de Murakami abrange uma ampla variedade de meios e é geralmente descrita como superplana. Seu trabalho se destaca pelo uso da cor, e suas pinturas são sempre consideras como satíricas e psicodélicas.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link