O projeto de abertura das Olimpíadas de Tóquio vazou: Akira e Mario devem estar no centro do palco

Uma das coisas mais esperadas para este ano tem sido a abertura das Olimpíadas de Tóquio, bem como a realização dos jogos. Porém, os documentos que mostram os planos para a abertura acabaram vazando.

Mas esse vazamento ocorre em meio a uma série de complicações para a organização do evento. Conheça aqui um pouco dessa história e como são os planos originais da abertura dos jogos.

A abertura das Olimpíadas de Tóquio e os impasses

Por enquanto, no Japão, a tocha olímpica está percorrendo o país. Como se sabe, os jogos foram adiados para 2021 por conta da pandemia mundial do coronavírus. E, por conta das novas variantes e aumento de casos em alguns lugares do mundo – como no Brasil -, os jogos começarão sem espectadores estrangeiros. A previsão é que o seu início seja em 23 de julho.

No entanto, recentemente houve mais uma empecilho para a organização dos jogos. Houve a demissão de Hiroshi Sasaki, o diretor criativo chefe das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

Isso ocorreu após ele ter sugerido que a celebridade japonesa Naomi Watanabe se vestisse de porco na cerimônia de abertura. Watanabe é um ícone contra a gordofobia no país e não cultiva um corpo magro e padrão. Assim, houve sérios debates sobre se a visão do diretor e muitos chegaram a repensar se tudo o que ele tinha elaborado não deveria ser refeito.

A nomeação de Sasaki para o cargo de diretor-chefe de criação já havia ocorrido em um momento conturbado. Ela aconteceu em dezembro do ano passado e foi o resultado de uma remodelação para agilizar o processo de planejamento após o adiamento dos Jogos de 2020.

Após os escândalos, a revista semanal Shukan Bunshun obteve 280 páginas detalhando a proposta original.


Leia também:


Os documentos sobre a abertura das Olimpíadas de Tóquio

Os planos de Sasaki incluíam uma homenagem ao longa-metragem de animação de 1988, Akira. Como se sabe, o filme se passa na Neo-Tóquio no ano de 2019 e no ano seguinte ocorreriam jogos Olímpicos na cidade. Ter os Jogos reais acontecendo em Tóquio em 2020, tal como estavam “previstos” no anime há cerca de 33 anos, é uma coincidência digna de reconhecimento na cerimónia de abertura.

O show começaria com Shotaro Kaneda, que entraria no estádio com sua incrível moto vermelha e circulando no palco um Neo Tokyo coberto com uma cúpula.

A performance também contaria com um mapeamento de projeção, exibindo imagens de Tóquio ao redor do local, com as palavras “Neo Tokyo em 2020” desenhada pelo criador do Akira Katsuhiro Otomo.

Depois, haveria uma outra performance de “Welcome to Neo Tokyo” em que fariam parte bailarinos japoneses mundialmente famosos como Daichi Miura e Koharu Sugawara, ao deles estariam outros dançarinos vestidos como funcionários da Estação de Tóquio.

Haveria também um momento para relembrar as Olimpíadas de Tóquio de 1964. Que seria apresentado por Watanabe – que estaria vestida de porco – e levaria o público ao longo dos anos do passado ao presente. Somente aí os atletas começariam a desfilar dentro do estádio.

Assim, chegamos aos momento finais, em que o Mario, da série Super Mario Bros. da Nintendo, apareceria. Ele iria saltar de duas telas gigantes de “lanternas” suspensas acima do espaço de atuação.

Essa era a previsão de abertura. Será que sofrerá muitas mudanças?

 

Fonte: SoraNews.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link