Encontrar os antepassados japoneses pode ser uma verdadeira aventura para muitos descendentes. Afinal de contas, reunir documentações referentes a imigrantes pode ser algo quase impossível, pois muitos documentos acabaram se perdendo no decorrer dos anos.
Porém, um aplicativo e site pretende acabar com todas essas dificuldades. Esse é o Family Search.
Conheça aqui como você pode fazer para achar alguns de seus antepassados, sejam eles japoneses ou não.
Family Search: como encontrar os antepassados japoneses
O Family Search é um site e aplicativo para telefone, computadores e tablets que faz uma busca em registros catalogados por nomes e sobrenomes de pessoas já falecidas. As pessoas que estão vivas possuem uma maior restrição para se fazer as buscas para que os dados dela sejam preservados.
É fundamental que a pessoa que faz a pesquisa saiba o nome pelo menos. Isso facilitará bastante para achar alguém. Se tiver acesso a data de nascimento ou falecimento – mesmo sem ser a data exata -, também ajuda bastante. A localidade de nascimento ou morte também pode ajudar a afunilar ainda mais a pesquisa.
Assim, a partir do momento em que você achar um de seus parentes, já pode começar a montar a sua árvore genealógica.
O melhor é que a cada antepassado encontrado, você consegue estabelecer diversas conexões. Isso porque, o Family Search é colaborativo. Dessa maneira, pode haver um parente seu que já está montando a árvore dele e se conectará com a sua.
Por exemplo, se o seu primo estiver montando a árvore dele, vocês podem conectar as duas árvores para ter uma visão mais completa da família. Além disso, os dados se cruzam para preencher as possíveis lacunas que podem existir em sua árvore.
O gráfico montado da árvore pelo site é bem intuitivo. Assim, seus antepassados ficam à direita; seus descendentes à esquerda.
Há outras opções para visualizar graficamente uma família, sendo ela a árvore genealógica tradicional e um círculo em que mostram todas as suas conexões com os antepassados.
Esses pequenos detalhes tornam muito mais divertido de ver a sua árvore.
Leia também:
- Aprenda sobre os tipos de arroz japonês e os benefícios para sua saúde;
- Hara Hachi Bu: aprenda a comer como os japoneses de Okinawa e se mantenha saudável;
- Aprenda com os samurais a como ter uma vida equilibrada e saudável.
Como o site tem os documentos que ajudam a encontrar os antepassados japoneses
Além disso, existem muitos documentos disponíveis no site para que você consiga comprovar que alguém realmente é o seu antepassado. Esses documentos foram digitalizados como microfilmes.
Porém, não há no site ainda todos os microfilmes que existem no Brasil e no mundo. O ideal é que as pessoas que possuam acesso a eles comecem a colaborar e a enviar os documentos. Por conta disso, pode ser que você não encontre um de seus antepassados e a respectiva documentação.
Já em relação ao que está digitalizados, é possível encontrar desde certidões de casamento, nascimento e até falecimento. Para isso, basta apenas pesquisar os registros por localidade.
Assim, mesmo que você digite o nome de seu parente e não encontre nada, não deixe de fazer uma boa pesquisa nos microfilmes para tentar encontrar algo sobre ele.