Mochiyori: um jeito japonês de organizar uma confraternização com economia e eficiência

O sistema mochiyori é muito comum no Japão. Pois, é um jeito prático e simples de organizar uma confraternização sem que ninguém tenha de perder muito tempo ou de trabalhar muito para a realização do evento.

Assim, já pensou naquela festinha de final de ano na empresa? Bom, com esse sistema, certamente ela poderá ser melhor organizada. Da mesma maneira que até uma festa que alguém faça em sua casa para recepcionar alguns amigos.

No caso do Brasil, aplicar esse sistema em um churrasco com amigos, pode ser uma ótima maneira de economizar e poupar o tempo de quem é o anfitrião.

Dessa maneira, conheça maiores informações sobre esse sistema e como ele pode ajudar a sua vida.

O sistema mochiyori

O sistema mochiyori nada mais é do que um método de organização sobre quem irá levar o que para uma festa. Além disso, há uma delimitação importante que é que cada um deve levar algo.

Isso faz com que nunca ninguém acabe comendo o do outro e outra pessoa possa ficar com fome.

Obviamente que não precisa levar exatamente o que vai comer, pode levar um pouco a mais, pois os pratos de todos são compartilhados entre todos. E isso vale tanto para as comidas como para as bebidas.

Esse é um sistema que já é aplicado no Brasil por alguns descendentes em suas festas. Assim, quando alguém organiza um evento, se cada um leva algo, o anfitrião terá uma preocupação a menos. Afinal de contas, ele já estará oferecendo um espaço para que todos possam confraternizar.

O sistema mochiyori, além de tudo, faz parte dos costumes japoneses no quesito da organização. Basta apenas dizer que uma festa será mochiyori para todos estarem cientes de suas responsabilidades.

Os japoneses, ao final das confraternizações, também ajudam a fazer a faxina de um local. Por mais que possam não fazer a grande faxina, com certeza já ajudam bastante o anfitrião. Assim, esse é um bom método de ser cultivado em todos os lugares. Afinal de contas, ajuda bastante a todo mundo.


Leia também:


Mochiyori para organizar uma festa: passo a passo

Assim, se você está pensando em aplicar esse simples e eficiente método em suas próximas festas, basta apenas fazer o seguinte:

  • convidar as pessoas;
  • deixar claro que cada um precisa levar o que vai comer e beber;
  • indique que também é importante que as pessoas levem as comidas em embalagens descartáveis, isso facilita no momento de fazer a faxina depois da confraternização;
  • indique que também devem levar guardanapos e copos;
  • cada um também deve se responsabilizar pelas possíveis sobras que ficarem dos que levarem.

Feito isso, basta apenas marcar o dia da festa e todos se programarem para estar presente. Com certeza, se a festa for em sua casa, será uma maneira de economizar bastante tempo tanto com a faxina como com os preparativos.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link