Por que os japoneses vieram para o Brasil?!

Você já parou para pensar por que japoneses vieram para o Brasil?! Afinal de contas, o que sabemos do país hoje em dia é que ele é altamente tecnológico e também possuem um ótimo sistema de ensino e de diversas outras políticas públicas.

Assim, qual seria a razão de fazer famílias inteiras saírem do outro lado do mundo e irem para o Brasil?

Conheça aqui algumas das razões que fizeram japoneses irem para uma terra desconhecida e se arriscarem.

1. Fome

Como o Japão havia acabado de passar por inúmeras transformações, entre elas a de se abrir há algumas décadas para o ocidente e começar a se modernizar, também houve uma crescente da miséria.

O Japão sempre teve problemas com a fome durante o período Edo. E, com a industrialização do país, isso não foi resolvido rapidamente. Além disso, o país, no começo do século XX, entrou em guerra com a Rússia. Apesar da vitória, uma guerra sempre traz perdas para a população.

Dessa maneira, principalmente os camponeses viviam situações de fome e precariedade. A saída foi ir para o Brasil tentar uma nova vida, juntar dinheiro e retornar para o Japão.

A grande maioria não conseguiu retornar. Assim, fizeram vida e família no Brasil, mas ainda nutrem a cultura que trouxeram com eles do outro lado do mundo.

2. Propaganda do governo brasileiro

Um dos fatores que também fizeram os japoneses quererem ir ao Brasil foram as propagandas. O governo brasileiro fez forte investimento para que os japoneses fossem trabalhar nas fazendas de São Paulo e do Paraná.

A propaganda dizia que no Brasil eles poderiam prosperar.

3. Incentivos do governo japonês e o Tratado de Amizade Brasil e Japão

O Japão também estava sofrendo com tensões por conta do aumento da densidade demográfica e com a industrialização. Assim, o próprio governo japonês incentivava os japoneses para irem para o Brasil.

Para oficializar essa aliança de imigração, o tratado de amizade entre os dois países também foi fundamental para os japoneses terem mais incentivos para imigrarem.


Leia também:


4. Os parentes que diziam que estava tudo bem no Brasil

Muitos japoneses vieram para o Brasil depois que seus parentes que tinham imigrado. Nas cartas para o Japão, muitos imigrantes não contavam as dificuldades que realmente estavam passando por vergonha.

Isso fez com que muitos outros japonese se arriscassem em terras brasileiras. Dessa maneira, a falta de informação acabou se tornando também uma propagada.

5. Plano de voltar para o Japão

Muitos japoneses vinham com o sonho de voltarem para o Japão. Afinal de contas, os seus contratos com as fazendas eram de 5 anos.

Porém, quando chegaram nas fazendas, a realidade que viviam era similar a de escravidão. Isso fez com que muitos fugissem para tentar a própria sorte no Brasil e tentavam começar os seus próprios emrpeendimentos.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link