Atropelar e não prestar socorro dá pena de morte no Japão

Um motorista de caminhão foi condenado à pena de morte no Japão por atropelamento de duas pessoas e fugir em seguida.

Conheça aqui o caso e como foi a condenação mais recente no país à pena de morte.

O homem condenado à pena de morte no Japão

A seção de Koriyama do Tribunal Distrital de Fukushima condenou um homem de 51 anos à morte por ter matado duas pessoas após ter atropelado elas. Além disso, ele fugiu após o atropelamento e não prestou qualquer tipo de socorro.

De acordo com a decisão judicial proferida em junho de 2021, Yoshitaka Morito, sem ocupação ou endereço fixo, dirigia um pequeno caminhão que havia roubado, quando atropelou e matou um homem de 51 anos e uma mulher de 52 ano.

As duas pessoas estavam cortando grama ao longo da estrada nacional 288. O crime aconteceu por volta das 7h55 do dia 31 de maio, informou a Fuji TV. Depois de acertar o casal, Morito continuou correndo.


Leia também


Outro trabalhador testemunhou o incidente e ligou para a polícia.

Soma-se ao crime, o fato de Morito não ter nem ao menos habilitação para dirigir caminhão. ALém disso, ele foi encontrado quatro horas depois, a cerca de 20 quilômetros de distância, estacionado em uma estrada na cidade de Sukagawa.

Os promotores argumentaram que Morito atropelou o casal deliberadamente, enquanto seu advogado disse que não era possível provar que havia uma intenção clara de matar.

O advogado de Morito disse que apelará da decisão.

A pena de morte no Japão

No Japão, a pena de morte é legalizada. Entretanto, ela não serve para qualquer tipo de crime, somente para assassinatos. Portanto, neste caso do atropelamento, trata-se de um assassinato após o japonês ter atropelado as pessoas.

É por conta disso que a defesa do homem pretende recorrer à pena afirmando que ele não teria a intenção de matar e que foi mais um acidente do que algo com uma real intenção de execução.

As penas de morte no Japão são consolidadas pelo meio de enforcamento.

De maneira geral, a população japonesa aprova a pena de morte. Além disso, a pena de morte tem uma certa tradição história no Japão, sendo que, anteriormente, ela ocorria de diversas maneiras, como com o a divisão do corpo a força sendo cada parte puxada por cavalos ou bois, ou crucificação invertida entre outras diversas maneiras.

Mas, desde o final do século XIX e a reforma do sistema penal do país, as penas de morte devem acontecer somente por decapitação ou por enforcamento. Sendo que esse último método é o que tem sido utilizado há décadas.

Após alguém ser condenado à pena de morte, ainda passará um bom tempo na prisão para que possa haver as devidas apelações. Nesse período será submetido a uma rigorosa rotina em que, caso cometa algum erro, sofrerá outras punições.

Fontes: Japan Today e Mainichi.JP.