Kushiage: conheça e aprenda a fazer esse incrível prato de Osaka

Kushiage (串 揚 げ) é um prato japonês como Kushikatsu (串 カ ツ) também e é, definitivamente, uma das comidas frita japonesas mais saborosas que existe. Dizem que são originários principalmente de Osaka.

Esses salgadinhos no espeto são simplesmente carne batida e vegetais fritos no palito. Os ingredientes usados ​​na preparação deste prato dependem da disponibilidade do dia e da escolha do chef. As opções podem variar de frutos do mar recém pescados a um suculento pedaço de carne bovina e muito mais.

Conheça aqui mais sobre esse prato simples, mas magnífico.

A história do kushiage

Acredita-se que o kushiage se originou no distrito de Shinsekai, em Osaka, em 1929. Um restaurante lá começou a servir espetos de comida frita, que rapidamente se tornou popular entre os operários que frequentavam aquela área de Osaka naquela época.

Por ser prático de comer, barato, farto e saboroso, continua popular em Osaka até hoje. Embora muitas vezes seja ofuscado por outras especialidades alimentares, como o okonomiyaki e o takoyaki.

O kushiage servido em restaurantes

Cada restaurante tem um menu pré-planejado para o tipo de Kushiage que pretendem servir.

Assim, quando uma pessoa vai a um desses estabelecimentos, precisa apenas declarar suas preferências como um rei ao chef e rapidamente será servido com o magnífico banquete de sua preferência.

Os espetinhos são apresentados em espetos de bambu, o kushi. Eles são usados ​​para perfurar pedaços de carne e vegetais do tamanho de uma mordida. Depois de mergulhados no ovo e generosamente cobertos com farina panko (que é feita a partir do pão), em seguida são fritos. O chef se lembrará de sua escolha e apresentará porções bem quentes.

Assim, eles devem ser comidos imediatamente. Podendo ser consumidos diretamente, ou até mesmo sendo mergulhados nos molhos fornecidos. Com certeza eles darão um toque e um sabor especial.


Leia também:


Os restaurantes kushiage são tipicamente os de estilo balcão que fica ao redor da área de cozimento.

Mas os restaurantes com fritadeiras em cada mesa estão se tornando mais comuns. Nesses restaurantes, os próprios clientes preparam espetos.

Apesar do kushiage do estilo Osaka ser mergulhado em uma massa de ovo (geralmente ovo em pó) e farinha antes de fritar, existem outras variações. Em outras áreas do Japão são frequentemente cobertos com migalhas de pão panko e massa usando ovos frescos antes de fritar.

Os restaurantes de Osaka também são diferentes porque normalmente fornecem os molhos em recipientes comuns.

E há muitos sinais em todos os lugares alertando as pessoas para não “mergulharem duas vezes” seus espetos no molho depois de dar uma mordida no espeto. Os restaurantes de Osaka também servem pedaços grandes de folhas de repolho cortadas com a refeição. O repolho ajuda na digestão e também pode ser usado para adicionar mais molho ao espeto para evitar o mergulho duplo.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link