As regras japonesas para entrar em um templo, restaurante, ryokan, templo, casa etc.

Muitos costumes, regulamentos e regras japonesas podem despertar a curiosidade de muitas pessoas. E isso não é diferente quando se fala sobre entrar em uma casa, em um restaurante, hotel tradicional – ryokan -, determinadas seções de castelos, edifícios históricos e templos.

E algo que sempre chama atenção é o ato de retirar os calçados. Conheça aqui como essa regra está presente em vários lugares e como ela deve ser seguida para se poder entrar em determinados ambientes.

Genkan e as regras japonesas para entrar em determinados locais

No que diz respeito ao calçado, a linha entre o exterior e o interior não começa e termina na porta em si, mas sim na zona de entrada, denominada genkan.

No entanto, posicionado dentro de casa, geralmente acredita-se que o genkan é o lado de fora e é o lugar para as pessoas tirarem e calçarem os sapatos.

Comparativamente, a área interna é bastante rodeada e cercada por um tipo de piso diferente do genkan. Depois de tirar os sapatos, certifique-se de não pisar no genkan. Além disso, é uma boa etiqueta sempre virar os sapatos voltados para a porta depois de removê-los. Assim, quando sair, também poderá vesti-los com maior praticidade.

Ao fazer uma visita a muitos monumentos históricos, é sensato que os turistas usem sapatos que possam ser facilmente calçados ​​e removidos, já que pode ser solicitado que você retire o calçado várias vezes ao dia, dependendo das etiquetas apropriadas naquele local específico.

Além disso, preste atenção para que suas meias não tenham buracos e estejam bem arrumadas. Durante o tempo chuvoso, as capas de chuva e os guarda-chuvas devem ser deixados do lado de fora ou na entrada. Você também pode colocá-los em sacos plásticos para evitar que pinguem água para todos os lados.


Leia também:


Os chinelos, as regras japonesas e a regra para ir ao banheiro

Normalmente, os chinelos são disponibilizados pelo anfitrião. Se acontecer de você não usar meias, é considerado um gesto educado trazer um novo par de meias para usar assim que terminar de remover os calçados para atividades ao ar livre.

Os chinelos normalmente podem ser usados ​​em qualquer lugar dentro de casa, exceto ao entrar em salas forradas com piso de tatame. O piso de tatame deve ser pisado apenas com meias ou com os pés descalços.

Antes de entrar em uma sala de tatame, retire seus chinelos, ou coloque-os fora da sala de forma organizada.

Além disso, há chinelos específicos para ir ao banheiro. Isso mesmo, não é indicado que você pise com o mesmo chinelo que voce circula pela casa para ir fazer as suas necessidades.

Assim, esses chinelos devem estar separados para uso dentro deles. Seus chinelos regulares devem ser deixados do lado de fora da porta enquanto você usa o banheiro. Certifique-se de tirar os chinelos de banheiro após usá-los, um erro comum entre os turistas estrangeiros.

Fontes: Japan Guide e Japan Co.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link