A sensualização em animes: precisamos falar sobre isso

Muitas pessoas podem não gostar de admitir, mas sabemos que existem o sensualização em animes. Pode não ser em todos e isso é importante de se destacar. Entretanto, em alguns deles, a mulher é transformada em objeto ou até mesmo é naturalizado o assédio a elas.

Assim, trazemos aqui alguns exemplos de como a sensualização e o sexismo estão presente em alguns animes e como isso pode acabar alimentando preconceitos.

A sensualização em animes

Na maioria das vezes, todo fã de anime assistiu a pelo menos um programa que exagera as proporções corporais de uma personagem feminina.

Em muitas vezes, as partes das mulheres são muito expostas. Obviamente que isso acontece também porque os leitores apreciam tal situação.

A parte preocupante não é apenas o efeito que isso tem sobre as jovens espectadoras, mas também o fato de que essas personagens costumam ser adolescentes. Além disso, os retratos de mulheres nos animes são frequentemente derivados dos padrões de beleza japoneses. O que pode até mesmo levar a uma perpetuação de preconceitos contra quem não está em determinado padrão.

Um dos exemplos mais clássicos e que aqueles que gostam de Dragon Ball com certeza irão se lembrar do Mestre Kame. O treinador do Goku sempre assediava a Bulma, além de adorar ver e babar em cima de mulheres novas.

Por mais que hoje em dia isso seja improvável de ser apresentado em um anime ou mangá, por muito tempo se riu do comportamento do mestre Kame. Sendo mais um indicativo de como os animes podem sim transformar a mulher em objeto.

Porém, a melhor parte dessa relação do mestre Kame com a Bulma é que ela nunca aceitava o assédio. E, sempre que o mestre agia dessa maneira, ela batia nele e em qualquer outro que a assediasse. Por exemplo, em Fire Force, um anime relativamente novo, uma das personagens femininas, Tamaki, pretende ser forte, mas é vítima de cenas excessivamente sexuais.

Seu papel no show é diminuído por sua exposição constante. Um exemplo seria seu uniforme sendo frequentemente destruído, revelando seu corpo de 17 anos. Isso não é apenas um insulto, mas coloca uma imagem nas mentes das meninas de como seus corpos deveriam ser.


Leia também:


Mas, a sensualização em animes também atinge os homens também

Obviamente que esse tipo de comportamento não diz respeito somente às mulheres. Mas, também atinge aos homens.

Ao mostrar determinados corpos como os corretos, produz um certo sentimento de que os outros não são considerados como bonitos e nem que um dia terão o sucesso que os personagens dos animes.

Além disso, ao tornar as mulheres uma representação falsa, os animes também fazem com que os homens acreditem que vão encontrar tal corpo. Ou, ao naturalizar que as mulheres são assediadas, alguns meninos e homens podem querer repetir tal comportamento.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link