Akira é censurado na Rússia sob a alegação de prejudicar o desenvolvimento mental

Um dos maiores animes do Japão é censurado na Rússia, no caso, Akira e tantos outros.

Mais de 30 anos após o seu lançamento, Akira ainda é amplamente considerado um anime imperdível tanto por entusiastas de anime sérios quanto por estudiosos da animação teatral.

Além disso, ele também se tornou uma verdadeira maneira de pessoas que nunca iriam ver anime, acabarem se apaixonando por essa arte japonesa. Dessa maneira, é um verdadeiro símbolo do Japão e sua história é envolvente, além de fazer uma dura crítica à realidade do Japão e do mundo depois das experiências com as bomba de Hiroshima e Nagasaki.

Essa opinião, entretanto, aparentemente não é compartilhada pelo governo russo. Assim, o anime acabou sendo proibido de ser exibido e agora os russos não possuem mais acesso a ele.

Conheça mais aqui o que levou o governo a tomar essa decisão.

Um dos maiores animes do Japão é censurado na Rússia

De acordo com o site Sora News, o site de notícias de comics, o Boundnding Into Comics relata que o clássico do filme de anime de 1988 foi proibido no país, citando uma declaração da conta oficial de mensagens do Telegram sobre o que o site chama de “Tribunais de São Petersburgo”.

Nenhum órgão judicial com esse nome exato parece existir. E, embora São Petersburgo seja a localização do Tribunal Constitucional da Rússia, a versão traduzida pelo Google da postagem no Telegrama compartilhada por Bounding Into Comics faz referência ao “Tribunal Distrital de Frunzenskiy de São Petersburgo . ”

De acordo com a tradução, o Tribunal Distrital de Frunzenskiy emitiu sua decisão em relação ao pedido do promotor para que a distribuição de Akira fosse proibida com o fundamento de que seu conteúdo “pode ​​ser prejudicial à saúde e ao desenvolvimento mental das crianças”.


Leia também:


Assim, a Rússia compreende que pode ser perigoso para as crianças verem a jornada de outras crianças japonesas que acabam se envolvendo em gangues e que também são usadas em testes em laboratórios.

Além disso, não é somente o anime Akira que está banido no país. Outros também o foram. Mas, todos sem grandes justificativas do real motivo para que isso tenha acontecido. O que sabemos, com certeza, é que aqueles que amam anime em território russo, agora, ficarão sem assistir uma das maiores obras de anime já produzidas no Japão.

Entretanto, mesmo assim, de acordo com a matéria do Sora News, não está muito claro se realmente Akira está sendo banido da Rússia por conta somente de seu conteúdo.

Assim, não está claro pela qualidade da tradução se o uso de “referência” na declaração se destina a uma decisão do tribunal para banir Akira especificamente por causa do precedente de proibição / restrição da distribuição de outras séries de anime anteriormente, ou se é simplesmente incluída na declaração para fornecer contexto histórico.