Sakurajima – o vulcão imenso e ativo no Japão

As pessoas normalmente falam do Monte Fuji como se fosse o único vulcão, mas o arquipélago possui muitos, inclusive o Sakurajima.

Recentemente, as pessoas têm falado muito sobre Sakurajima, uma ilha que abriga o vulcão mais ativo do Japão. Os especialistas dizem que em breve poderá explodir violentamente.

Mas, na verdade, o vulcão em Sakurajima entra em erupção com bastante frequência. Plumas de fumaça são uma visão comum.

A ilha de Sakurajima e o seu vulcão

Sakurajima, que significa “Ilha das cerejeiras”, é o ponto turístico mais famoso da província de Kagoshima em Kyushu, Japão. Se você descer por ali, certifique-se de dar uma olhada. Não é sempre que você pode ver um vulcão fumegante!

Era apenas uma ilha na baía até uma poderosa erupção em 1914. O -jima (島) em Sakurajima na verdade significa “ilha”. Mas depois de 1914, que foi a maior erupção vulcânica no Japão do século 20, a lava transformou a ilha em uma península! Esse é um fluxo de lava bastante impressionante. Naquela época, era tarde demais para mudar o nome, então ainda se chama Sakurajima.

Você pode imaginar o quão grande deve ter sido o fluxo de lava daquela erupção pela profundidade em que o portão do santuário está enterrado. Essa lava conectou a ilha e a Península de Osumi.

Uma das últimas vezes que o vulcão teve uma erupção mais grave, a lava chegou a subir mais de quatro quilômetros. Essas atividades foram registradas por quatro câmeras e não causou problemas para ninguém.

Assim, além de tudo, o vulcão está sob constante monitoramento para que nada pegue os japoneses e os turistas de surpresa. Afinal de contas, como já se sabe, isso pode ser muito grave e vitimar todos os que estiverem na ilha.

 


Leia também


O vulcão Sakurajima em atividade e pronto para explodir

Assim, mesmo sendo um dia normal, o vulcão ainda estava ativo o suficiente para nos cegar um pouco. Você pode imaginar como seria se realmente explodisse!

Além disso, ali também há um sinal de pedra, que  é uma ótima plataforma de observação. É chamado de Yunohira Tembousho. Você tem uma bela vista. Se você olhar no canto inferior esquerdo da foto, poderá ver duas pessoas tirando uma selfie com Sakurajima. Esta área oferece ótimas oportunidades para fotos.

A vista do mar e da Península de Osumi do vulcão também é bastante agradável. Assim, vale a pena fazer uma visita a esse vulcão e ter a sensação de como é estar em um local que pode entrar em erupção a qualquer momento.

Além disso, também não deixe de ver as águas termais. É uma ótima oportunidade de tomar um banho agradável e conhecer mais sobre a cultura japonesa e a sua relação com a natureza e com os vulcões.

 

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link