5 banheiros públicos no Japão surpreendentes: transparentes, com comando de voz, futuristas e mais

Os banheiros no Japão não são como do mundo todo. Além disso, os japoneses possuem uma paixão inegável por banheiros que se estendeu por todo o mundo. Turistas e residentes ficaram maravilhados com a limpeza do país e também com o bidê eletrônico registrado pela maior fabricante mundial de banheiros, Toto Ltd.

Desta vez, Toto aconselhou Fundação Nippon em um esquema único chamado “The Tokyo Toilet Project.” O objetivo é renovar 17 das instalações comuns de Shibuya, um bairro de Tóquio, em espaços inclusivos, protegidos e convidativos para todos os usuários. Eles pediram a 16 arquitetos e designers talentosos que emprestassem suas habilidades ao projeto.

Vejamos aqui alguns dos que já estão prontos.

Banheiros no Japão: sem contato com qualquer porta

Essa experiência de banheiro sem contato fala com muitos de nós que usam a descarga do cotovelo, o controle do quadril e, em geral, evitam usar as mãos em banheiros públicos. Ao usar o Hi Toilet, você pode lavar, abrir a porta e dar descarga apenas por comando de voz. O Diretor de Criação Kazoo Sato e sua equipe passaram três anos pesquisando e projetando. Sua forma circular não é apenas visualmente agradável, mas também permite que o ar flua livremente, eliminando odores indesejados.

Onde : 2-53-5 Hatagaya, Shibuya-ku

Banheiros no Japão: banheiro com aparência de cogumelos

Localizados ao pé do Santuário Yoyogi Hachiman, esses banheiros com aparência de fungos foram projetados para se fundir com a vegetação atrás. Seus interiores espaçosos com iluminação suave e localização voltada para a rua tornam os banheiros acessíveis e seguros para todos os usuários, incluindo famílias, idosos e pessoas com estomia.

Onde : 5-1-2 Yoyogi, Shibuya-ku

Banheiros no Japão: um banheiro sutil que se mistura à paisagem

Você mal notará este banheiro ao sair da estação Ebisu e esse é o ponto. Kashiwa Sato, o homem por trás do logotipo do The National Art Center, escolheu este design por sua estética simples e despretensiosa. Tem um efeito positivo sutil sobre os transeuntes, sem alterar a paisagem do bairro circundante.

Onde : 1-5-8 Ebisu-Minami, Shibuya-ku.


Leia também


Banheiros no Japão: design exótico

Mergulhe no mar no Ebisu East Park, carinhosamente conhecido como Octopus Park devido a um escorregador de oito pernas e encontre outra criatura subaquática erguendo sua cabeça oscilante. Com um telhado amplo, banco de descanso e pátio centralizado, o arquiteto Fumihiko Maki queria um espaço que pudesse ser utilizado por todos os tipos de visitantes do parque. De todos os ângulos, você pode encontrar beleza neste edifício de design diferenciado.

Onde : 1-2-16 Ebisu, Shibuya-ku

Banheiros no Japão: inspirado em folhas de papel

É uma necessidade humana básica de se aliviar sem medo e é algo que todos compartilhamos, independentemente de sexo, raça, deficiência ou orientação sexual. À medida que as sombras espalham formas geométricas por essas barracas triangulares inflamadas, você pode ver a inspiração da origata (papel de presente japonês) vir à tona. Isso ecoa o objetivo de Nao Tamura de criar um espaço inclusivo e seguro que “envolva todos os usuários”.

Banheiros no Japão: transparente

Esses vasos de cor doce chamaram a atenção de muitos quando foram inaugurados em 2020. Inovadores e úteis, eles respondem sem esforço à velha pergunta: “Tem alguém aí?” Depois de girar a fechadura, as paredes translúcidas do design de Shigeru Ban tornam-se opacas, erradicando a necessidade daquele estranho teste de batida. Quando o sol se põe, a caixa se torna um farol que o atrai para perto. Só não se esqueça de trancar a porta.

Onde : 1-54-1 Tomigaya, Shibuya-ku e 5-68-1 Yoyogi, Shibuya-ku.

 

Fonte: Tokyo Weekender.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link