Brincadeiras de criança no Japão para se divertir

As brincadeiras de criança no Japão, com certeza, marcaram a vida de muitos adultos. Assim como acontece em qualquer lugar do planeta, essas brincadeiras são quando aprendemos uma série de coisas, como regras e até mesmo a respeitar o outro.

Vamos te apresentar alguns desses jogos infantis e um pouco mais sobre como é a infância do outro lado do mundo.

Brincadeiras de criança no Japão: Darumasan

Neste jogo, uma criança se vira e diz, “darumasan (uma boneca budista tradicional) ga koronda” antes de olhar rapidamente para as outras crianças – que estão se mexendo ou correndo. No entanto, se a criança que é o darumasan se vira e vê alguém se movendo, ela está fora.

Soa familiar? Sim, esse jogo é muito semelhante ao coreano Batatinha Frita que ficou muito famoso com a série Round 6 da Netflix.

Mas, obviamente, nessa brincadeira não há nenhuma morte. Darumasan ga koronda também tem variações regionais. Em Kanto e Kansai, pode nos falar sobre as diferentes culturas das regiões. Por exemplo, um estereótipo regional de Osaka é que as pessoas são um pouco mais rudes do que seus primos mais refinados em Tóquio. Talvez então, seja por isso que darumasan ga koronda às vezes é chamado de bosan ga hewokoita, ou “o monge peidou” em Osaka.

Brincadeiras de criança no Japão: malabarismo com saco de feijão

Neste jogo, as crianças se revezam fazendo malabarismos com pufes e tentando fazer truques. Quanto mais o jogo dura, mais avançados os truques se tornam – em teoria. Afinal, são crianças. O jogo é normalmente acompanhado por canto.

Mulheres mais velhas costumam ter boas lembranças das horas passadas com suas mães e avós aprendendo esse jogo. As músicas que eles cantam enquanto tocam ficam presas em suas cabeças para o resto da vida.

Por causa desse elemento social no jogo, não é considerado uma boa forma superar os outros jogadores com truques complicados. Assim, o jogo promove a cooperação – um atributo importante da cultura japonesa. Ou, pelo menos deveria promover a cooperação.

Brincadeiras de criança no Japão: Kagome Kagome

Outro jogo de canto popular é Kagome Kagome. Um jogador fica no meio de um círculo neste jogo enquanto os outros jogadores dançam ao redor deles. Quando o canto pára, o jogador do meio deve adivinhar quem está diretamente atrás deles.

A versão mais comum da música é assim:

Kagome, Kagome.
O pássaro na gaiola.
Quando, oh, quando isso vai sair?
Na madrugada, o guindaste e a tartaruga escorregaram.
Quem está atrás de você agora?

As letras estranhas de Kagome Kagome têm várias interpretações e caíram no reino da lenda urbana.

Algumas interpretações incluem abortos espontâneos, fantasmas e execuções. Não é de admirar que a música seja frequentemente usada em jogos e filmes de terror. Embora os jogos infantis possam parecer nada mais do que passatempos inocentes, às vezes eles estão ligados a algo sombrio.

Fonte: Gaijin Pot.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link