Golpes pelo telefone no Japão: policial faz origami fofo para alertar pessoas

Os golpes pelo telefone no Japão estão se tornando cada vez mais comuns, assim como em vários outros lugares no planeta. Assim, os golpistas ligam se passando por parentes que precisam de dinheiro. A vítima acaba repassando os valores por acabar acreditando.

Conheça aqui uma abordagem interessante que um policial no Japão inventou para evitar que tantas pessoas se tornem vítimas dos golpistas.

Os golpes pelo telefone no Japão e um origami

Graças aos esforços do governo para espalhar a conscientização sobre os golpes, as pessoas estão muito mais cautelosas com eles agora e podem evitá-los, mas isso não significa que eles foram embora.

Recentemente, o usuário japonês do Twitter @DynamiteNaoki recebeu esse telefonema e, quando informou à polícia, recebeu esta resposta adorável e inesperada:

Quando chamei a polícia sobre um golpe de telefone outro dia, um policial de uma delegacia próxima veio à minha casa.

Quando ele estava saindo, ele perguntou: “Você tem algum papel de que não precisa?” Então eu dei a ele um pouco e ele fez um coelho de origami.

Ele o colocou perto do meu telefone e disse que serviria de lembrete para ter cuidado, pois sempre que o via, eu me lembrava: “Uu, sagi ?!”

(Observação: Uu significa “Oh não”, sagi significa “golpe” e, no conjunto, Usagi significa “coelho”)

O oficial também disse que sugeriu essa ideia à Polícia de Chiba, mas por algum motivo ela não pegou.

Temos que dizer que é uma ideia muito fofa. E embora esperemos que os policiais façam a devida diligência para rastrear os golpistas, um pequeno coelho mnemônico ao telefone pode ser uma medida preventiva decente para algumas pessoas vulneráveis.

A vítima pode não se lembrar de todos os detalhes sobre o que fazer nesse tipo de situação, mas o mascote “Uu, Sagi” pode lembrá-la de desligar imediatamente!

A maioria dos internautas japoneses estava apaixonada pelo “Uu, Sagi” e ficou pasmo por que ele ainda não foi oficialmente adotado:

“Por que isso é tão fofo ??”

“É uma ideia incrível.”

“Eu amo isso. Eu quero casar com ele. ”

“Aquele oficial não atendeu sua ligação no marketing.”

“Tanta criatividade.”

“Isso precisa ser adotado em nível nacional.”

E você concorda com as opiniões dos internautas japoneses? A criatividade tem sido uma ótima ferramenta para enfrentar os golpes e tentar deixar a população mais segura. Será que essa ideia daria certo em outros países?

Considerando a tendência do Japão até mesmo para mascotes assustadores, é incrível que “Uu, Sagi” ainda não seja uma coisa real. Talvez seja porque é inverno e os policiais estão muito ocupados fazendo esculturas de gelo em um cruzador de polícia.

Fonte: Sora News.

 

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link