Regras de etiquetas no ambiente de trabalho que só existem no Japão e que vão te surpreender!

As regras de etiqueta no Japão costumam a ser seguidas por boa parte da população. Por exemplo, uma das regras de etiqueta no país é não jogar lixo na rua. E dificilmente você verá um japonês tomar uma atitude grosseira como essa.

Podemos destacar outras, como não falar muito alto ou gritar em ambientes públicos.

Entretanto, na empresa, também existem uma série de outras regras de etiquetas que são muito diferentes do que se costuma a fazer no resto do mundo. Veja aqui algumas delas.

Regras de etiquetas no Japão: bater três vezes na porta 

Antes de entrar em uma sala, bata três vezes na porta. Por que os trabalhadores de escritório japoneses batem três em vez de dois? Aparentemente, a etiqueta diz que duas batidas são para verificar se um box do banheiro está ocupado.

Regras de etiquetas no Japão: deixe o cartão de sua contraparte na mesa

 

Os cartões de visita japoneses têm seu próprio sistema de etiqueta. Um dos pontos mais complicados é que, depois de receber o cartão de alguém, você não deve se apressar em colocá-lo no porta-cartões ou na pasta. Isso mostraria que você está deixando de lado a identidade dessa pessoa em vez de dar a ela o respeito que ela merece.

Por outro lado, deixar o cartão na mesa durante toda a reunião também é rude, pois implica que você se esqueceu do cartão por completo. Como tal, é importante guardar o cartão antes que a reunião comece a terminar, e um conselho comum parece ser combinar seu tempo com o de sua contraparte, o que se torna uma estratégia bastante inútil quando ele está fazendo a mesma coisa.

Nosso conselho? Deixe o cartão até que a reunião comece a sério e, em seguida, deslize-o habilmente em seu suporte enquanto todo mundo está olhando para documentos, escrevendo anotações ou distraído de alguma outra forma.


Leia também


Regras de etiquetas no Japão: não se sente rapidamente

Ao visitar o escritório de outra pessoa, espere até que o anfitrião diga “Por favor, sente-se” antes de se sentar. Na verdade, isso parece uma cortesia comum, independentemente de você ser um visitante do local de trabalho de alguém ou um convidado em sua casa.

Regras de etiquetas no Japão: curve-se até que as portas do elevador fechem completamente

Em lojas de classe superior no Japão, é comum que a equipe saia com os clientes depois de efetuar a compra. Existe um costume semelhante em situações empresariai, mas se o seu escritório estiver, digamos, no 15º andar de um arranha-céu, você acompanhará o visitante até o elevador em vez da porta da frente.

Em vez de apenas deixá-los parados sozinhos, devem esperar juntos até o elevador chegar antes de se despedir, que termina com uma reverência profunda e respeitosa. Mas como você quer que essa seja a impressão final que deixará ao seu cliente, você tem que continuar se curvando até que ele embarque no elevador e as portas se fechem.

Fonte: All About Japan.