Ainu: povo originário japonês praticamente esquecido

Se você pedisse às pessoas para descreverem “Japão” ou “os japoneses” em uma palavra, havia uma boa chance de ouvir uma palavra repetidamente: “homogêneo”. Os japoneses há muito se orgulham da homogeneidade de sua nação e é fácil acreditar que seja assim, mas a verdade raramente está na superfície.

O povo ainu no Japão

Na realidade, o Japão, como qualquer outra nação, é um oceano de diversidade, lar de vários grupos minoritários. Um desses grupos é o povo indígena do Japão, ou Ainu. Não se surpreenda se você nunca ouviu falar dos Ainu. Na verdade, muitos japoneses desconhecem a existência de povos indígenas em seu próprio país.

Mas por que? Por centenas de anos, eles foram ignorados, discriminados ou forçados a assimilar a cultura japonesa dominante. Obviamente, nenhuma dessas circunstâncias é favorável para a propagação da estabilidade ou consciência cultural. E, infelizmente, isso levou a língua e a cultura deles à beira da extinção.

No entanto, com o  reconhecimento oficial deles como um povo indígena do Japão pelo governo em 2008, parece que houve um renascimento do orgulho Ainu entre os poucos deles que permanecem, enquanto eles tentam desesperadamente preservar a cultura que deixaram . Aqui, espero delinear alguns dos aspectos mais importantes da língua Ainu e abordar brevemente a cultura na esperança de trazer à luz uma faceta da diversidade japonesa.

O povo é historicamente residente em partes de Hokkaido (a ilha do norte do Japão), nas Ilhas Curilas e em Sakhalin. De acordo com o governo, existem atualmente 25.000 deles vivendo no Japão, mas outras fontes afirmam que existem até 200.000. A origem do povo e da língua Ainu é, em grande parte, desconhecida. No entanto, existem muitas teorias sobre o assunto que debatem sobre a verdadeira origem deste povo e que estão longe de um consenso.


Leia também:


A aparência do povo ainu e seus hábitos

Fisicamente, eles se destacam distintamente dos japoneses como um grupo étnico separado. Os ainus tendem a ter pele clara, estrutura robusta, olhos profundos com formato europeu e cabelos grossos e ondulados. O Ainu puro pode até ter olhos azuis ou cabelos castanhos. No passado, propunha-se que os Ainu fossem caucasianos, devido à sua aparência, mas recentemente foi provado por meio de morfologia dentária e impressões digitais que eles são na verdade mongolóides, não caucasóides.

Hoje em dia, o conceito de um Ainu puro é muito confuso. Distinguir os Ainu de outros japoneses é quase impossível devido ao casamento misto com os japoneses, migração e negação da identidade Ainu para evitar discriminação.

Como caçadores-coletores, os Ainu viviam da terra. Alimentos comuns incluem cervo, urso, coelho, raposa, salmão, raízes vegetais e muito mais. Ao contrário dos japoneses, os Ainu sempre cozinhavam a comida, nunca comiam nada cru. As armas de caça comuns incluem lanças, arcos e flechas envenenados.

Fonte: Tofugu.