Comemorar um aniversário no Japão não é uma prática nova. Na verdade, esse costume chegou mais forte ao país com a aproximação com a cultura ocidental.
Saiba um pouco mais aqui sobre como eles eram comemorados anteriormente e como são as festas agora.
O aniversário no Japão antigamente
Os aniversários japoneses não são uma celebração tão grande quanto no Ocidente.
Na verdade, não havia costume de comemorar aniversários no Japão até cerca de 1950! Ou seja, provavelmente muitos idosos no Japão de hoje não tiveram comemoração de aniversário quando eram crianças.
Antes, havia apenas um dia para comemorar aniversários (aniversário de todos) e esse dia era o dia de Ano Novo. Isso acontecia porque os antigos achavam que todo mundo envelhecia no dia de ano novo, não no dia em que nasceram.
Porém, desde então, no entanto, o Japão foi influenciado pela cultura ocidental, então eles começaram a comemorar o aniversário das pessoas na data de seu nascimento real.
Leia também
- Bandeira japonesa de boa sorte de soldado japonês morto em 1942 volta para casa;
- 5 palavras japonesas inventadas em 2021 e que definem o ano que passou;
- As pequenas cozinhas japonesas: mais práticas e organizadas do que você imagina.
O aniversário no Japão hoje e como é comemorado para crianças e adultos
No Japão, você só vai organizar sua própria festa de aniversário quando for criança, embora seus pais provavelmente tenham desempenhado um papel mais importante na organização real do que você. O bolo é o ponto mais alto da festa e nós cantamos “Parabéns pra você” no escuro e sopramos as velas do bolo (uma proporção de 1: 1 de velas para anos).
Ou seja, é igual à cultura ocidental, não é?
Agora e quando se é um adulto?
No caso dos japoneses, é meio desconfortável quando alguém diz: “Ei, vou dar uma festa de aniversário no domingo. Você pode vir?” No Japão, essa discussão aconteceria em uma conversa entre amigos como, “Ei, o aniversário da mamãe é em 9 de abril, então estamos planejando uma festa de aniversário. Você está disponível nesse dia?”
Quando alguém comemora seu aniversário, embora possa ter uma palavra a dizer sobre aonde ir ou o que fazer, é comum que, ao fazer os preparativos, convidar as pessoas e pagar a conta não seja sua responsabilidade.
A comida é, obviamente, uma grande parte da cultura japonesa, por isso é muito comum receber uma refeição no dia do seu aniversário. Muitos restaurantes também antecipam festas de aniversário lá, então eles mantêm bolo e velas à mão para essas ocasiões.
Vale lembrar que muitos japoneses não gostam de chamar atenção. E, como um aniversário presume-se que o aniversariante é o centro das atenções, muitos deles acabam deixando a data passar em branco.
Assim, é mais na fase adulta que as diferenças de comemorações em relação ao Ocidente se destacam. E, além de tudo, para muitos japoneses pode não ser muito polido você aparecer em uma festa de aniversário sem ser convidado. Isso já não seria bem visto em qualquer lugar do planeta, no Japão ainda mais.
Fonte: Tofugo.