O caractere japonês kanji de 2021 é kin (金). Ele significa ouro ou dinheiro, e foi selecionado como o caractere que melhor resume o ano, anunciou uma organização acadêmica de Kyoto no dia 13 de dezembro de 2021.
O kanji aponta para as medalhas de ouro das Olimpíadas e Paraolímpicas de Tóquio 2020, que ocorreram em julho deste ano após terem sido adiadas por um ano e depois realizadas sem espectadores devido à pandemia do COVID-19.
Os atletas japoneses ganharam um número recorde de medalhas de ouro – 27 ao todo – nos Jogos, quebrando o recorde anterior do país de 16 nos Jogos de Tóquio em 1964 e novamente em Atenas em 2004.
O kanji de 2021
Desde 1995, um kanji foi selecionado para representar o ano. Pela quarta vez, o caractere kanji kin (ouro) foi escolhido.
O jogador bidirecional do Los Angeles Angels, Shohei Ohtani, vencendo o 2021 American League MVP foi outro motivo para a escolha, disse a Japan Kanji Aptitude Testing Foundation, que organiza o evento. Por último, mas não menos importante, as notícias sobre doações em dinheiro nas manchetes também ajudaram a colocar o kanji no topo da lista, disse a fundação.
Dos 223.773 votos lançados pelo público, os kin receberam 10.422 votos, ou 4,6% do total de votos. Wa (輪), que significa anel, ficou em segundo lugar, ganhando 10.304 votos. Outros personagens no top 10 foram:
- raku / tanoshii 楽, que significa alegria ou diversão;
- hen 変, que é um dos caracteres kanji usados para descrever novas variantes do coronavírus;
- shin 新, o que significa novo;
- sho 翔, um dos caracteres kanji do primeiro nome de Shohei Ohtani;
- ki 希, um personagem que descreve esperança;
- tai 耐, um kanji que significa tolerar ou suportar;
- ie 家, que significa casa;
- yamai 病, que significa doença.
Leia também
- Até 1950 as pessoas não comemoravam aniversário no Japão, saiba mais!;
- Japão é uma das maiores potências militares do mundo e responde às ameaças russas e chinesas;
- Bandeira japonesa de boa sorte de soldado japonês morto em 1942 volta para casa.
O anúncio do kanji de 2021
Ao fazer o anúncio no 27º evento anual de fim de ano, o sacerdote budista Seihan Mori, do Templo Kiyomizu em Kyoto, desenhou o personagem em um grande pedaço de papel com um pincel de caligrafia gigante.
Este é o quarto ano em que o caractere kanji para ouro foi escolhido. Os anos anteriores foram 2012, 2016 e 2000. A caligrafia do sacerdote chefe será exibida no templo até 22 de dezembro e no Museu e Biblioteca Kanji a partir de 23 de dezembro.
No ano passado, mitsu (密) foi escolhido como o kanji do ano. Significando próximo ou denso, o significado de mitsu era frequentemente invocado em advertências sobre o novo coronavírus.
A fundação começou a nomear o kanji do ano em 1995. O primeiro kanji foi shin (震), que significa “terremoto” ou “arrepio”, que refletia o medo que as pessoas sentiram na época após o Grande Terremoto de Hanshin e o ataque de gás sarin no Sistema de metrô de Tóquio.