Toyota interrompe produção de carros e isso pode afetar trabalhadores brasileiros no Japão

A Toyota Motor Corp. declarou que irá suspender parcialmente as operações de mais linhas domésticas em dezembro devido a interrupções na cadeia de suprimentos no sudeste da Ásia causadas pela pandemia do coronavírus. Dessa maneira, espera-se um atraso na produção de 9.000 carros no total.

A interrupção de produção de carros pela Toyota

A montadora vai suspender outra linha em sua fábrica de Tahara no Japão central e sua fábrica de Miyata no sudoeste por três dias, interrompendo a produção de 5.500 unidades depois de anunciar quinta-feira que vai suspender uma linha cada nas duas fábricas.

A Toyota também planeja uma suspensão parcial da produção na fábrica de Tahara nos dias 18 e 25 de dezembro.

Entretanto, a Toyota disse que manterá sua meta de produção anual mundial de 9 milhões de veículos para o ano fiscal de 2021 até março próximo. Afinal de contas, a montadora japonesa é a líder no mundo de produção de carros. Aparentemente, mesmo com essa crise de materiais provocada pelo coronavírus, a montadora não está disposta a perder o seu posto. Uma notícia mais tranquilizadora para os seus empregados.

As duas linhas que serão suspensas a partir de segunda-feira produzem o Land Cruiser e os modelos de utilitários esportivos NX da marca Lexus.

A empresa também decidiu cancelar um plano para operar algumas linhas em duas fábricas de uma subsidiária na região central do Japão no final de semana de 18 de dezembro.

Além disso, a Toyota disse que começou a interromper a produção em uma linha na fábrica de Tahara e uma linha em Miyata.

Muitos brasileiros vão ao Japão em busca do sonho de conseguir um emprego que pague bem. Normalmente o objetivo é trabalhar e economizar bastante para um dia voltar ao Brasil.

Dessa maneira, muitos desses brasileiros também foram trabalhar na Toyota.

Vale lembrar que os brasileiros que trabalham no Japão em fábricas, normalmente, recebem por hora. Caso a fábrica fique fechada, eles não tem como receber. Além disso, uma grande parcela dos salários do brasileiros no Japão é composta por hora-extra.

No país, a hora-extra é uma ótima oportunidade de fazer um valor muito a mais em seu salário. Entretanto, com as fábricas fechadas, nem mesmo com esse valor os brasileiros poderão contar.

Além disso, não existe décimo terceiro no Japão. Existem algumas bonificações que algumas empresas podem pagar aos seus trabalhadores. Mas, de acordo com o direito trabalhista do país, isso não é uma obrigação.

A boa notícia, que pode tranquilizar alguns brasileiros no Japão é a de que, quando chegarem os itens necessários para dar continuidade à produção, certamente haverá muita oferta de hora-extra na Toyota. Mas, por enquanto, esse final de ano promete ser um pouco mais apertado. Assim, o melhor mesmo é se programar para não ter gastos desnecessários.

 

123