O que fazer quando for visitar um japonês no Japão?

Visitar um japonês no Japão significa saber respeitar algumas questões culturais. Afinal de contas, não é a mesma coisa do que visitar um brasileiro, por exemplo.

Existem certas nuances que precisam ser respeitadas. Caso contrário, pode ter certeza de que você não será convidado a fazer uma visita novamente.

Selecionamos aqui algumas dicas para você que pretende fazer uma visita a uma casa de japoneses que estão no Japão. Frisamos que se trata de uma casa de japonês no Japão pois, se o japonês morar em outro lugar do mundo, muito provavelmente ele saberá de algumas regras sociais e não se incomodará tanto caso você cometa alguma gafe.

Dica 1 ao visitar um japonês: o que levar

Se você foi convidado para a casa de alguém, é educado trazer um presente, geralmente um alimento barato, que deve estar embrulhado. Em japonês, o visitante diz ‘Tsumaranai mono desu ga‘, que significa ‘Isso não é muito, mas …’.

É algo semelhante a um costume brasileiro de dizer que é só uma lembrancinha. Você não precisa quebrar a cabeça com o que irá levar, algo simples já é uma demonstração de respeito.

Dica 2 ao visitar um japonês: os sapatos

Toda casa japonesa possui um genkan (corredor), onde você tira os sapatos e calça os chinelos fornecidos pelo anfitrião. Frequentemente, se você usar o banheiro, terá que trocar os chinelos novamente.

Essa é uma regra muito comum em todas as casas. Ela deve ser respeitada por ser uma das características do povo japonês. Caso não o faça, se prepare para tomar uma bronca.


Leia também


Dica 3 ao visitar um japonês: será que você realmente foi convidado?

É bastante comum que os japoneses digam ‘Kondo asobi ni kite kudasai‘ ou ‘Por favor, venha até a minha casa algum dia’ para alguém que eles mal conhecem, mas você deve ter cuidado.

Isso costuma ser dito apenas por educação e seria muito constrangedor se você realmente aparecesse sem avisar. Depende do relacionamento, mas geralmente este ‘convite’ deve ser visto com uma pitada de sal.

Assim, não vá a casa de um japonês somente porque ele disse isso. Dessa maneira, tente se aproximar mais dele para ter certeza e espere um convite que tenha data e hora marcada.

Ah, e, obviamente, não se atrase quando for fazer a visita.

Dica 4 ao visitar um japonês: ao terminar de comer, ajude

Depois de uma deliciosa refeição japonesa caseira, esticar-se e levantar os pés enquanto verifica o telefone pode parecer ótimo, mas ficar muito confortável na casa de outra pessoa pode causar uma impressão rude. Tente evitar brincar com seus aplicativos e, em vez disso, interaja com as pessoas ao seu redor.

Tirar uma soneca, deitar no sofá ou colocar os pés para cima pode fazer os outros sentirem que você não tem respeito por sua propriedade e que não tem boas maneiras. Além disso, se lhe for oferecido álcool, tente não beber demais. Rir e falar alto, ficar bêbado e ficar muito animado pode causar reclamações dos vizinhos ou ser considerado rude.

Fontes: Japan Zone e Live Japan.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link