Chapéu de palha japonês: usados na agricultura e na guerra

O chapéu de palha japonês é um verdadeiro símbolo do oriente. Ele era usado como meio de proteção contra o calor excessivo do sol ou o frio da neve. Além disso, eram usado por pessoas de diferentes esferas da vida – desde agricultores que cuidam dos campos até soldados lutando em batalha.

Hoje em dia, os chapéus têm uma função diferente. As pessoas vivem em uma época em que não precisam usar chapéus ao viajar por causa da disponibilidade de automóveis e outras formas de transporte. Isso é em comparação com os tempos anteriores em que as pessoas precisavam caminhar ou andar a cavalo quando viajavam, expondo-se à luz solar intensa.

Na sociedade de hoje, os chapéus são mais uma declaração de moda do que uma necessidade. É por isso que os chapéus em miniatura com desenhos florais e véus são populares especialmente para as mulheres. Os chapéus agora são usados ​​para deixar o visual mais formal ou interessante.

Conheça mais aqui sobre esses chapéus do Japão.

O icônico chapéu de palha japonês  

Na história, os chapéus têm múltiplas funções. Uma delas é que ele é usado como um item de moda chave, especialmente durante os primeiros tempos. Outra é que poderia ser usado como um meio de dizer o status de uma pessoa na vida. Existem chapéus específicos usados ​​por tipos específicos de pessoas. Por exemplo, o jingasa era usado pelos samurais quando viajavam ou em batalha. Então, o ajirogasa é usado por monges viajantes e leigos.

Os chapéus japoneses tradicionais têm formas e tamanhos diferentes. Isso é fácil de distinguir o papel ou status que uma pessoa tem na sociedade.

O interessante é que os chapéus de palha no Japão são semelhantes aos usados ​​em outros países asiáticos também. A forma e a marca do chapéu são muito semelhantes, geralmente de forma cônica com ponta pontiaguda e abas circulares largas. É por isso que os chapéus de palha são frequentemente chamados de chapéus cônicos asiáticos.


Leia também:


Mais de um tipo de chapéu de palha japonês

Os chapéus de palha tradicionais em japonês são chamados de kasa. Além disso, existem diferentes tipos de kasa, dependendo da função em que será usado e do status da pessoa que usa o chapéu. Cada tipo de kasa tem uma forma e tamanho especificados, este é o fator chave para distinguir facilmente um kasa do outro.

Citamos aqui alguns exemplos:

  • Ajirogasa – Este é um tipo de chapéu de estilo tradicional no Japão. Tem uma larga aba circular e quase se parece com o típico chapéu cônico asiático. A única diferença é que o topo do chapéu é achatado em vez de pontiagudo. 
  • Amigasa – Dizem que esse tipo de chapéu era um dos artigos de moda mais importantes dos antigos ninjas do Japão. Assim como um chapéu tradicional típico do Japão, o amigasa tem uma aba larga e circular. 
  • Fukaamigasa – O design do fukaamigasa é o mais incomum e interessante de todos. Isso o torna uma das peças mais copiadas de roupas tradicionais japonesas que são usadas para personagens de jogos e afins. O interessante é que tem a forma de uma tigela com o topo achatado. A ponta do chapéu parece uma pequena cauda amarrada.
  • Torioigasa – Este chapéu é geralmente usado por pessoas, meninas em particular, durante festivais no Japão. Este chapéu não é como qualquer outro, não tem uma larga aba circular e tem uma forma única. 
  • Jingasa– Este é um chapéu especialmente feito e projetado para guerreiros de batalha no Japão. É conquistado pelos samurais em ocasiões cerimoniais e ritualísticas, às vezes também o usam em viagens.

Fonte: Yagai.com