Comida japonesa barata: conheça o gyutan, feito com língua de boi

Embora o Japão seja mais conhecido por alimentos como sushi, sashimi e rámen, para citar alguns, também existem outros tipos de comida japonesa que vale a pena experimentar, como o gyutan.

Esse prato é a língua bovina japonesa. Isso, é claro, não é recomendado para aqueles que são fracos no estômago. Por outro lado, esta especialidade japonesa é imperdível para pessoas com gosto aventureiro por comida extraordinária.

Também conhecida como gyutan em japonês, a língua de boi grelhada é um dos alimentos imperdíveis no Japão.

A palavra “gyutan” é basicamente apenas uma combinação de duas palavras: a palavra japonesa para “vaca”, que é “gyu”, e a palavra que é “língua”. Traduzindo literalmente para “língua de vaca”, a palavra “gyutan” é o nome principal para línguas de boi ou vaca no Japão.

A história do gyutan, uma comida japonesa

A origem do cozimento da língua bovina remonta ao ano de 1948 em Sendai, onde o gyutan era tradicionalmente servido com arroz de cevada, picles e sopa de cauda. Por outro lado, quando outras áreas do país começaram a cozinhar línguas de boi, passaram a servir gyutan em restaurantes de yakiniku. Inicialmente cozido com tempero de sal, o gyutan foi originalmente chamado de tanshio em vários restaurantes, que se traduz em “sal da língua”.

A ideia de cozinhar língua de vaca foi concebida por Sano Keishiro, dono de um restaurante yakitori que foi estabelecido em Sentai. Chamado Tasuke, seu restaurante é reconhecido como um dos melhores lugares em Sendai para pedir e comer gyutan até hoje.

Enquanto o gyutan era visto como um prato incomum na época, sua popularidade cresceu em todo o país. Também ajudou que os trabalhadores de colarinho branco vindos da área de Sendai espalhassem a boa reputação do gyutan para as cidades vizinhas.

Quando as cotações de importação de carne bovina no Japão foram levantadas no ano de 1991, os restaurantes que serviam o prato, receberam um aumento superável em seus lucros e clientes.

Isso ocorre porque agora há mais oferta para suprir a demanda de clientes que desejam a língua de boi. Por outro lado, muitos restaurantes sofreram um grande golpe quando o governo japonês proibiu a importação de carne bovina da América no ano de 2003 devido à doença da vaca louca.

Com cerca de 90% das línguas bovinas na área de Sendai sendo importadas da América, não havia oferta suficiente de línguas bovinas. Além disso, também há alegações de que a carne bovina dos EUA é melhor usada para esses pratos devido à sua quantidade ideal de gordura, muitos se recusaram a substituí-la pela carne bovina de outros países.


Leia também:


Como fazer um saboroso gyutan

Quanto à maneira mais simples e provavelmente mais fácil de cozinhar língua de boi, seria grelhar.

Será necessário um quilo e meio de língua de boi parcialmente descongelado, puxe a pele dura com o uso de uma faca afiada.

Depois que toda a pele for removida, coloque a carne de volta no freezer até que esteja novamente congelada. Quando a carne já estiver congelada, retire-a do freezer e corte a carne o mais fino possível. O objetivo é cortar o papel de carne bem fino.

Depois que toda a carne for fatiada de acordo com a preferência de cada um, polvilhe um pouco de sal sobre as fatias de carne para dar um sabor. Pincele as fatias de língua com óleo de gergelim para também adicionar um sabor e aroma mais distintos.

O próximo passo seria misturar vários ingredientes para fazer pincéis de cebola verde. Esses ingredientes incluem duas colheres de sopa de vinagre de arroz, duas colheres de chá de açúcar branco, uma colher de sopa de óleo de gergelim, meia colher de chá de pimenta vermelha ou flocos de pimenta e uma pitada de sal grosso. Misture a cebola com esta combinação. Depois disso, decore a mistura com algumas sementes de gergelim preto tostadas.

Coloque uma frigideira de ferro fundido em fogo alto. Quando a frigideira estiver quente, coloque a língua de boi em fatias finas na panela em uma única camada.

Pincele a carne com óleo enquanto cozinha por cerca de 30 segundos ou menos. Vire as fatias rapidamente quando a parte de baixo estiver cozida. Depois que todas as fatias estiverem cozidas, transfira-as para um prato enquanto se cozinha outro lote. Repita o processo até que todas as fatias de língua estejam cozidas. Depois disso, eles estão prontos para serem servidos com fatias de limão, juntamente com arroz branco simples e picles.

Fonte: Yabai.com