As drogas no Japão além de cara podem render a qualquer um duras punições. A lei de drogas japonesa está entre as mais severas do mundo e pode ser ainda pior se você for estrangeiro. Ninguém está seguro, nem mesmo um (ex) Beatle.
Drogas no Japão
A lei japonesa e a sociedade em geral geralmente veem o porte de drogas como um ato quase inconcebível. Cidadãos japoneses que são pegos cultivando, possuindo ou usando drogas ilegais de praticamente qualquer tipo encontram-se em apuros.
Não só os infratores da legislação antidrogas enfrentam até cinco anos de prisão por seu primeiro delito, mas também há muitas outras repercussões não legais. Alguns anos atrás, um jogador de rugby e um lutador de sumô foram encontrados portando maconha, e ambos os atletas tiveram suas carreiras esportivas japonesas encerradas.
As pessoas que são pegas com drogas podem ser demitidas de seus empregos, expulsas da escola e ter suas vidas viradas de cabeça para baixo. Em outras palavras: é uma droga ser pego com drogas se você é um cidadão japonês.
E se as penalidades criminais não fossem suficientes para dissuadir, as drogas são realmente caras no Japão em comparação com outras partes do mundo. De acordo com as Nações Unidas, o Japão é o lugar mais caro do mundo para se drogar. Tóquio com certeza não é Amsterdã.
Portanto, entre a ameaça de prisão e a incrível despesa, não é de surpreender que o uso de drogas no Japão seja bastante baixo.
Leia também:
- OVNIs no Japão estariam presentes desde o século 17;
- Caso Mihray Erkin: após estudar no Japão, voltou para a China e foi executada pelo governo;
- Conheça a estátua budista japonesa em homenagem a menino baleado na II Guerra Mundial.
Estrangeiros e as drogas no Japão
Mas a maneira como o Japão trata seus próprios cidadãos não é nada em comparação com o tratamento que os estrangeiros enfrentam por acusações de drogas.
Se você estiver visitando o Japão vindo de outro país, provavelmente é melhor nem pensar em drogas. A lei nunca é gentil com estrangeiros em nenhum país, mas se você é um gaijin com drogas, você é um gaijin em apuros.
O Departamento de Estado dos EUA alerta sobre quão dura a lei japonesa pode ser para estrangeiros pegos com drogas ilegais no Japão:
…os infratores podem esperar longas sentenças de prisão e multas. Na maioria dos casos de drogas, os suspeitos são detidos e impedidos de receber visitantes ou se corresponder com qualquer pessoa que não seja um advogado ou um funcionário consular dos EUA até que sejam indiciados. O confinamento solitário é comum.
Artistas e celebridades e as drogas no Japão
Os Rolling Stones, o ex-Beatle Paul McCartney e Paris Hilton foram todos impedidos de entrar no Japão por causa de acusações anteriores de drogas em seus países de origem.
Normalmente, porém, as celebridades são eventualmente permitidas no Japão. Mas para o resto de nós que não tem a sorte de ser recebido em Narita por hordas de fãs gritando, é duvidoso que você seja bem-vindo no Japão se tiver enfrentado uma acusação de drogas em qualquer momento de sua vida.
Fonte: Tofugo.