Não elogie um japonês! Isso pode ser ofensivo

Isso mesmo, não elogie um japonês quando for ao Japão. Isso porque ele pode sentir que você está desafiando a autoridade dele e isso é algo extremamente ofensivo para a cultura japonesa.

Entretanto, isso se trata de um elogio para alguém que está acima de você na hierarquia. Por exemplo, o seu chefe no trabalho ou o veterano na escola. Se você faz um desses elogios a eles, pensando em agradar, pode ter certeza que pode entrar em apuros.

Veja mais aqui porque os elogios podem ser extremamente ofensivos na cultura japonesa.

Nunca elogie um japonês superior a você

Elogiar alguém no Japão pode demonstrar que ela precisa melhorar também. É algo como se fosse um incentivo. Por exemplo, se você der uma gorjeta a um garçom pelo bom serviço prestado, isso será entendido como algo rude, já que ele precisa de uma esmola para melhorar o que ele faz.

Da mesma maneira que elogiar alguém com a qual você não tenha intimidade, pode parecer que está falando que ela finalmente está bem.

A sociedade japonesa possui inúmeras hierarquias. Por exemplo, nas escolas há a imagem do senpai (talvez você já tenha visto alguma referência a ele em um anime/mangá).  Esse é, nas escolas, o aluno mais experiente, enquanto o novato é o kohai.

Essa hierarquia no Japão procede de séculos atrás. Assim, não pense que o país vai mudar da noite pro dia para aceitar a quebra de hierarquia por um estrangeiro. O melhor mesmo é tentar se adaptar.

Assim, além de não poder elogiar um senpai, é preciso seguir todo um protocolo de keigo. Por exemplo, se todos de uma empresa forem ao bar, aquele que for o primeiro da hierarquia deve escolher primeiro onde quer se sentar. Não seguir essas normas pode te custar um emprego além de boas inimizades.

Portanto, se estiver em um ambiente mais formal no Japão (e a escola é sim um desses espaços), sempre tenha atenção às hierarquias para não acabar sendo mal recebido. O elogio é apenas uma das coisas que não se deve fazer. O melhor mesmo é sempre observar como as pessoas que estão no mesmo nível hierárquico que você se comportam.


Leia também:


Elogie um japonês só se ele for próximo a você

Assim, se você estiver no Japão e quiser elogiar alguém só se preocupe se a pessoa é próxima a você. Caso ela seja, sem problemas.

Muitos japoneses que esse relacionam com estrangeiros já sabem que algumas diferenças culturais podem acontecer. Por conta disso, a tendência é que aqueles que convivem com outras nacionalidades, já saibam que pode vir um elogio que não é uma ofensa.

Mas, supondo que você esteja no Japão, para garantir que não fará nada errado, elogie só quem tiver certeza de que você pode elogiar. E não pense que por conhecer a pessoa somente por um dia já te torna próxima a ela… isso leva um pouco mais de tempo.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link