No início desta semana, a Internet estava fervilhando de comentários de que a empresa japonesa de salgadinhos Yaokin estava planejando aumentar o preço de sua linha mais popular de petiscos crocantes. Como é um produto amado por jovens e idosos, tal decisão teria consequências em nível nacional e, com certeza, Yaokin confirmou que os rumores são verdadeiros e, nesta primavera, ele realmente aumentará o preço de seu milho umaibo.
Entretanto, esse aumento será de somente 2 ienes, convertendo para reais, seria somente de 10 centavos! Porém não é costume no Japão aumentar os preços. Saiba mais aqui sobre como as pessoas estão reagindo ao aumento.
A empresa japonesa e o aumento no valor do salgadinho
Sim, o salgadinho vai subir somente dois ienes. O preço atual é de 10 ienes, cerca de 50 centavos. Em breve, passará a ser de 60 centavos.
Esse é o primeiro aumento no salgadinho desde quando foi lançado em 1979.
O salgadinhos não é nenhum exemplo de algo refinado, mas hoje em dia é incrível pensar que qualquer empresa está vendendo seu principal produto por um preço tão baixo, especialmente porque o Umaibo não é um petisco minúsculo que deixaria você com mais fome do que se não tivesse comido nada. Também não poupa no sabor, pois existem dezenas e dezenas de sabores diferentes, do salgado ao picante ao doce, todos com grande número de adeptos.
Leia também:
- OVNIs no Japão estariam presentes desde o século 17;
- Caso Mihray Erkin: após estudar no Japão, voltou para a China e foi executada pelo governo;
- Conheça a estátua budista japonesa em homenagem a menino baleado na II Guerra Mundial.
A notificação da empresa japonesa sobre o aumento
A empresa informou pelo Twitter que realizaria o aumento:
“Obrigado por seu apoio contínuo a Umaibo. Conforme relatado em vários meios de comunicação, devido a um aumento no custo dos ingredientes e frete de Umaibo, além de outras despesas, a partir de 1º de abril de 2022, aumentaremos o preço de 10 ienes para 12 ienes.
Conseguimos manter o preço em 10 ienes nos últimos 42 anos graças inteiramente ao seu apoio e à cooperação de todos os envolvidos na produção e distribuição da I Umaibo, e estamos profundamente gratos a todos vocês.
Além disso, pedimos sinceras desculpas pela confusão e comoção que causaram antes de nosso anúncio oficial.
Continuaremos a fazer o nosso melhor para lhe trazer todos os produtos que deixam todos felizes.”
O tom solene do anúncio de Yaokin pode parecer ridículo, mas não é inédito no mundo dos lanches japoneses. Vários comentaristas foram lembrados da época em que Akaginyugyu, fabricantes da marca Garigari-kun de picolés de gelo raspado (outra iguaria muito próxima e querida aos corações dos amantes de lanches do Japão), pediu desculpas por um aumento de 10 ienes em seus preços, que havia também foi mantido incrivelmente baixo por muitos anos.
Embora dois ienes não seja um grande aumento em termos absolutos, ainda é um salto repentino de 20% que ocorre em um momento em que o Japão está vendo os preços subirem para uma ampla variedade de bens de consumo, sem ganhos semelhantes nos salários. Outro fator é que o preço barato do Umaibo os torna especialmente atraentes para crianças em idade escolar primária, para quem dois ienes extras são uma porção maior de seu dinheiro para gastar do que para os fãs mais velhos de Umaibo.
Fonte: Sora News.