Festival do Fogo no Japão: por boa saúde, japoneses queimam tochas no formato de cobras

Este festival do fogo no Japão tem uma história de cerca de 800 anos. É realizada para orar por boa saúde e prevenção de doenças.

O Festival do Fogo de Katsube foi considerado uma Propriedade Cultural Folclórica Intangível da Prefeitura de Shiga.

Durante o festival, jovens vestidos com tangas atearam fogo simultaneamente em 12 grandes tochas. As tochas têm o formato de cobras e cada uma tem 5 metros de comprimento, 4 metros de diâmetro e pesa cerca de 400 quilos.

As chamas das tochas atingem mais de 10 metros de altura, criando um espetáculo incrível.

Saiba aqui maiores informações sobre ele.

O festival do Fogo no Japão e sua história

Cerca de 800 anos atrás, um imperador adoeceu e uma cartomante disse que um dragão monstro vivendo em um pântano era a razão. Então eles mataram e queimaram o dragão. Os jovens dançaram descontroladamente ao redor do dragão em chamas e o imperador se recuperou. Foi assim que o festival começou.

Outra história sobre a origem do festivam conta algo semelhante. O festival teria originado por volta do ano 1200, quando o Imperador Tsuchimikado adoeceu e os videntes rastrearam a causa da doença em uma serpente gigante, como o lendário monstro “Orochi” (alguns relatos descrevem o monstro como uma centopeia). O herói, Fujiwara no Hidesato, perseguiu a criatura e matou-a com um arco e flecha no Monte Mikami, após o que o imperador fez uma recuperação rápida para a qual uma celebração foi realizada. O festival agora representa uma oração por uma boa saúde.

A principal atração do festival são 12 tochas gigantes com 5 a 6 metros de comprimento e pesando 400 kg.

À tarde, no dia da festa, saquê sagrado, sardinhas e tofu são oferecidos a cada uma das tochas. Então, após três bumbos desfilarem pelas ruas, doze tochas gigantes feitas para se parecer com o corpo de uma serpente gigante são montadas no santuário às 20h. Os jovens vestindo tanga fundoshi recebem chamas do deus do fogo na frente do santuário e colocam as 12 tochas acesas todas de uma vez. A visão do fogo que incendeia o céu noturno como se fosse atingir os próprios céus é espantosa.

A reunião então se torna um intenso festival onde jovens vestidos de fundoshi tocam sinos e tambores e dançam descontroladamente, rezando por nenhuma doença e boa saúde com gritos de “goyo” e “hyoyo”.

Veja aqui para entender um pouco mais e entrar no clima desse Festival do Fogo no Japão.

 


Leia também:


Informações básicas sobre o Festival do Fogo no Japão em Katsube

Endereço

1-8-8 Katsube, cidade de Moriyama, Shiga

Acesso

5 minutos a pé da Estação Moriyama da Linha JR Biwako

Tel 077-583-4085

Data do evento

Segundo sábado de janeiro de cada ano

Hora do evento

Tochas acesas por volta das 20h

Fonte: Japan Today, Guides Japan e GltJP.

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link