Hachimaki: a história e quando você deve usar a bandana japonesa

A bandana japonesa é conhecida como hachimaki. Ao lado do quimono, é uma das peças de roupa comuns usadas pelos antigos japoneses – embora se acredite que seja mais importante quando usado em determinadas ocasiões. Um hachimaki é uma faixa de cabeça que pode ser usada por homens e mulheres.

O hachimaki é feito de um pedaço de pano vermelho ou branco. Geralmente seu uso representa perseverança, coragem e esforço.

O significado e a história do bandana japonesa

A palavra “hachimaki” em japonês significa “lenço de capacete”, que é uma descrição bastante direta, pois é de fato um lenço usado como um capacete. Na moda atual, o hachimaki pode ser comparado a uma bandana.

Não há registro histórico que afirme com precisão a origem do hachimaki. Tornando seu início incerto. No entanto, existem várias teorias feitas por historiadores japoneses quanto à sua origem. Por um lado, uma teoria popular associa o pano ao traje tradicional usado pelos primeiros ascetas religiosos.

Por outro lado, alguns acreditam que essas bandanas se originaram durante a era feudal como bandanas usadas pelos samurais. Acreditava-se que o propósito original do hachimaki era manter o capacete do samurai no lugar, prendendo o capacete ao crânio.

Também se acreditava que os antigos samurais ganhavam mais benefícios usando o hachimaki, além de manter seus capacetes. Na verdade, também era usado para absorver o excesso de suor e manter os cabelos compridos no lugar – longe dos olhos. O hachimaki também é frequentemente associado à cultura ninja, onde os ninjas são frequentemente vistos vestindo um hachimaki.

De certa forma, o hachimaki também faz parte de uma era importante na história japonesa. Este item de vestuário é usado principalmente durante a Segunda Guerra Mundial. Naquela época, o hachimaki era usado por pilotos kamikaze como parte de seu uniforme militar. Esses pilotos costumavam usar um hachimaki com a inscrição “Kamikaze” escrita em kanji, especialmente antes de voar para a morte em uma missão crucial.

Por conta de tudo isso, o hachimaki é visto como um símbolo de coragem e força.

Quando usar uma bandana japonesa

Embora o hachimaki seja originário da cultura tradicional japonesa, isso não impede que os japoneses ou qual outra pessoa no mundo atual usem o hachimaki. Tanto homens quanto mulheres japoneses ainda consideram o uso do hachimaki para ocasiões especiais que exigem força, coragem e perseverança.

Durante eventos esportivos

Talvez a ocasião mais popular em que o hachimaki possa ser visto em abundância seja durante eventos esportivos. Isso não é surpresa, pois muitas artes marciais japonesas, como taekwondo e judô, usaram o hachimaki como parte do conjunto tradicional no passado. Atletas eram comumente encontrados usando uma faixa de pano durante as competições.

 


Leia também:


Durante o trabalho de parto

Enquanto o primeiro exemplo citado acima não foi surpreendente, o segundo é. No Japão, é comum que as mulheres em trabalho de parto usem um hachimaki . Como o trabalho de parto é universalmente (não apenas no Japão) visto como uma instância desafiadora, as mulheres japonesas usam um hachimaki para representar a coragem.

Vida diária: escola e escritório/local de trabalho

Estudantes japoneses que estão prestes a embarcar em um grande teste usam um hachimaki no próprio dia para representar o esforço e a perseverança que precisam para passar no teste. Da mesma forma, os trabalhadores de escritório também são encontrados vestindo um hachimaki quando a carga de trabalho se torna muito pesada e desafiadora.

Embora não esteja em um escritório tradicional per se, os trabalhadores que se envolvem em trabalho físico extenuante também são usuários comuns do hachimaki. Semelhante à forma como os antigos samurais usavam o hachimaki, é uma ótima maneira de pegar a transpiração para evitar que o suor e o cabelo entrem nos olhos.

Manifestações

Embora o hachimaki seja frequentemente visto como um símbolo de força, também é interessante como ele está sendo usado durante comícios e manifestações políticas. Durante os comícios, é muito comum as pessoas usarem um hachimaki.

Fonte: Yabai.com

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link