Kemari: o futebol dos samurais no Japão antigo

O futebol do Japão, hoje, pode não ser tão famoso e nem mesmo reconhecido. Entretanto, mesmo os japoneses nunca terem ganho uma Copa do Mundo, eles amam o esporte. E, por mais que poucas pessoas saibam, eles já tiveram uma espécie de futebol praticado pelos samurais no Japão antigo.

Muitas pessoas acreditam que o futebol foi criado somente pelos ingleses. Porém, ao ver como os samurais jogavam, com certeza podemos questionar se foi uma invenção exclusiva dos ingleses.

Esse jogo se chamava kemari, mas tinha algumas diferenças com o futebol como o conhecemos no dia de hoje. Veja aqui maiores informações sobre como era esse jogo e como os japoneses também estão presentes na história da invenção do futebol.

Kemari, o futebol do Japão antigo

Kemari é um jogo de futebol do Japão em que jogadores vestindo tamancos de madeira cooperam para chutar uma bola de couro no ar e evitar que ela toque o chão. 

A primeira instância registrada de kemari aparece no Nihon Shoki, mencionando um jogo envolvendo o príncipe Naka-no-Oe e Fujiwara-no-Kamatari. No período Heian (794-1185), o kemari tornou-se um esporte popular entre os nobres da corte. O período Kamakura (1185-1333) viu três casas responsáveis ​​pelo desenvolvimento de kemari: o Asukai, o Namba e o Mikohidari. No período Muromachi (1336-1573), a família Asukai era a única progenitora do esporte.


Leia também:


A quadra para jogar kemari é chamada de kakari

O kakari é quadrado e cobre uma área de cerca de 15 metros quadrados. Quatro árvores marcam os cantos da quadra com uma flor de cerejeira no nordeste, pinheiro no noroeste, salgueiro no sudeste e um bordo no sudoeste. As quatro árvores em cada canto também podem ser substituídas por bambu, e esta é atualmente a forma mais comum de corte.

4, 6 ou 8 jogadores chamados mariashi participam do jogo, no entanto, nos últimos anos, 8 jogadores se tornaram a norma. Os assistentes do mariashi chamaram nobuse e os árbitros chamaram kensho para ajudar nos procedimentos. 

A bola em si é chamada de mari e é feita de couro de veado inflado, medindo cerca de 18 cm de diâmetro. Depois de alguns chutes de teste chamados komari, o jogador designado como ken (geralmente o professor de kemari ou um oficial de alto escalão) começa o jogo.

O jogo de pés deslizante é usado para manobrar ao redor da quadra e os jogadores começam a se mover com o pé direito. Os chutes são executados com os joelhos retos e a bola é golpeada com a base do dedão do pé direito. 

Ao chutar a bola, o jogador grita “ari!”, “ya!” ou “o!” no tempo com o chute. A bola é chutada a cerca de 3 ou 4 metros no ar, pois essa altura cria o som mais agradável e a rotação da bola no ar. 

Cada jogador deve, idealmente, passar a bola para outro jogador dentro de três chutes. Em vez de ser um esporte competitivo, o kemari é mais um esforço colaborativo para manter a bola no ar. O jogo termina quando o ken dá um chute final antes de rolar a bola para o centro da quadra usando a mão direita.

Fonte: Sengan-en.jp e All About Japan