Os principais nomes de bebês no Japão em 2021 e seus significados

Um ranking anual de nomes de bebês no Japão conduzido pela Benesse revelou que, em 2021, os nomes mais populares para meninas foram  陽葵 (Himari) e 紬 (Tsumugi), ficando em primeiro lugar.

O principal nome para meninos foi 蓮 (Ren).陽葵 (Himari) liderou o ranking pelo sexto ano consecutivo e 蓮 (Ren) pela quarta vez consecutiva. Muitos dos kanjis usados ​​nos nomes tinham conexões com plantas, com possíveis ligações com aspirações de crescimento, enraizamento e florescimento.

O quinto nome mais popular para meninas e o terceiro para meninos são pronunciados “Aoi”. No entanto, o kanji comumente usado para meninas (葵) significa “malva”, enquanto o para meninos (蒼) representa a cor verde das plantas. O kanji para o som semelhante 碧 (Ao), que ficou em sétimo lugar para os meninos, está associado a pedras preciosas azuis ou verdes. Assim, mesmo quando a pronúncia é a mesma, muitos pais escolhem kanjis diferentes com base no gênero.

Nomes de um caractere também eram populares. Cinco nomes de meninas e sete nomes de meninos no ranking tinham apenas um kanji.

Veja aqui mais sobre os nomes.

Os nomes de bebês no Japão em 2021 para meninas

Os dados foram compilados pela Nippon.com com base em dados de Benesse. O ranking de 2020 aparece entre parênteses.

1= (1) 陽葵 (Himari)

1= (5) 紬 (Tsumugi)

3 (8) 凛 (Rin)

4 (4) 芽依 (Mei)

5 (6) 葵 (Aoi)

6 (7) 陽菜 (Hina)

7 (10) 澪 (Mio)

8 (3) 莉子 (Riko)

9 (2) 結奈 (Yuina)

10 (15) 杏 (An)


Leia também:


Os nomes de bebês no Japão em 2021 para meninos

Assim, como nos nomes das meninas, os dados foram compilados pela Nippon.com com base em dados de Benesse. O ranking de 2020 aparece entre parênteses.

1 (1) 蓮 (Ren)

1 (2) 陽翔 (Haruto)

3 (3) 蒼 (Aoi)

4 (4) 樹 (Itsuki)

5= (5) 湊 (Minato)

5= (9) 朝陽 (Asahi)

7 (13) 碧 (Ao)

8 (7) 大翔 (Hiroto)

9 (8) 律 (Ritsu)

10 (17) 暖 (Dan)

As raízes de alguns dos nomes de bebês no Japão

Close up of adorable little baby laying in the bed.

葵 (Aoi)

A imagem para o nome desta menina vem do tachiaoi ou malva-rosa. Cresce em linha reta e as flores desabrocham em cachos, com uma grande variedade de cores, incluindo rosa, vermelho, roxo profundo e branco.

紬 (Tsumugi)

Este é um tecido, feito de fios fiados à mão de casulos danificados. As pessoas comuns nas comunidades agrícolas de seda tradicionalmente usavam esse tecido para uso diário e roupas de trabalho na fazenda. Tem uma textura mais áspera e não parece tão vistoso como o tecido de seda cru, mas é apreciado pela sua robustez e durabilidade.

O tecido 結城紬 (Yūki-tsumugi), que é produzido principalmente em Yūki, na província de Ibaraki, e Ōyama, na província de Tochigi, foi registrado como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

茉莉 (Matsuri)

Acredita-se que o caractere kanji 莉 (ri) em 莉子 (Riko) tenha vindo de 茉莉 (matsuri) ou jasmim. Pode ser que esse personagem esteja associado à impressão curativa da fragrância suave do jasmim.

杏 (An)

Este caractere kanji também pode ser lido como anzu e significa damasco. É um membro da família das rosas e floresce de março a abril com flores semelhantes às flores de cerejeira.

蓮 (Ren)

Isso significa lótus, a planta aquática que cresce em lagoas e pântanos. Suas raízes crescem profundamente na lama subaquática e produz flores imaculadas, por isso, no budismo, é considerado um símbolo da iluminação de Buda.

Fonte: Nippon.com

Receba GRÁTIS notícias do Japão
Copy link