Em japonês, a palavra rogai é um neologismo escrito com os caracteres para “velho” [老] e “dano” [害].
Os idosos reclamando dos jovens e os jovens reclamando dos idosos é provavelmente um fenômeno universal. No entanto, a cultura japonesa é influenciada pelo confucionismo, especialmente pelo fato de que os membros mais jovens da sociedade devem respeito aos mais velhos. Em setembro, o Japão tem até um feriado chamado “Dia do Respeito ao Idoso” [Keiro no Hi]. Nesse contexto, como surgiu o termo pejorativo “rogai”?
Veja mais sobre o termo a seguir.
Rogai, quando os idosos causam problemas
Originalmente, era usado para qualificar os danos “reais” causados à sociedade por pessoas idosas. No Japão, um terço da população tem agora mais de 60 anos. O envelhecimento da população tem sido a causa de repetidos acidentes e crimes que foram fortemente cobertos pela mídia japonesa.
Entre eles, encontramos os acidentes de trânsito causados por motoristas idosos: pessoas pegando a estrada na contramão, colidindo com prédios e matando pessoas . Embora os estudos mostrem que os motoristas mais jovens são realmente mais perigosos, os idosos são percebidos como potenciais perigos na estrada, forçando o Japão a pensar em maneiras específicas de lidar com eles .
Outro problema é o que o Japão chama de “ crimes cinzentos ”. Na maioria das vezes, esses crimes são roubos ou furtos em lojas. As pensões nem sempre são muito boas no Japão, obrigando os idosos a continuar a trabalhar a tempo parcial após a reforma, ou a encontrar outros meios de sobrevivência. Assim, alguns dos roubos são motivados pela necessidade. No entanto, outros roubos são motivados pela solidão: entediados e sozinhos, alguns idosos usam isso para chamar a atenção.
Leia também:
- Essa é a nova geração de adultos no Japão;
- Conheça a estátua budista japonesa em homenagem a menino baleado na II Guerra Mundial;
- Conheça os profissionais do sexo no Japão que levam mulheres para o exterior.
Outros exemplos de rogai
Outro típico rogai da vida cotidiana é geralmente baseado em pessoas idosas que não têm paciência, ficam com raiva facilmente e se recusam a aceitar o óbvio com a única base de que isso os desagrada. Isso significa reclamar e gritar por nada com os funcionários da loja, dar conselhos não solicitados a estranhos ou fazer comentários mal intencionados etc.
Na maioria das vezes, as vítimas não têm escolha a não ser tentar respeitar e sofrer em silêncio.
Impor seus próprios valores aos mais jovens é outra característica do rogai. Para caricaturar um pouco, os típicos rogai seniores no trabalho não podem usar e não querem usar novas tecnologias, sempre descartam sugestões de funcionários mais jovens, reclamam que as gerações mais jovens não trabalham duro o suficiente e continuam se gabando de sua experiência e como “as coisas eram melhores antes.”
No trabalho, a palavra é usada sem discriminação com base na idade. Alguns sites de negócios alertam que, independentemente da sua idade, se você for mais velho do que os jovens recrutas e agir da maneira listada acima, é provável que você seja chamado de rogai de qualquer maneira (pelas costas).
Fonte: Kokoro Media.