Uma arma samurai pouco falada: os falcões

A arma samurai mais conhecida, provavelmente, é a espada. Soma-se a ela o arco e flecha. Além disso, os samurais são conhecidos por suas incríveis armaduras.

Entretanto, os samurais também tinham como uma de suas armas os falcões.

Os falcões, mais uma arma samurai

A falcoaria é uma forma de caça onde uma ave de rapina é criada por um falcoeiro e treinada para capturar outras aves ou pequenos mamíferos. No Japão, essa arte é conhecida como takagari.

No Japão, a primeira referência à falcoaria aparece no Nihon Shoki datado por volta do ano 350 e refere-se a um emissário coreano trazendo um falcão preso a um poste para o Japão. A partir do período Nara (710-794) o falcoeiro tornou-se uma estação militar oficial e a Corte Imperial controlava os falcões. À medida que o período Nara passou para o período Heian (794-1185), a matança de animais passou a ser vista como um ato vil e a falcoaria diminuiu em popularidade.

Com o período Kamakura (1185-1333) e a ascensão das classes guerreiras, a falcoaria tornou-se um passatempo popular dos samurais e escolas como Suwa-ryu e Yoshida-ryu foram fundadas. A falcoaria era um dos passatempos altamente respeitados nos círculos samurais, junto com o tiro com arco, a espada e o futebol como o jogo kemari.

Assim, podemos dizer que os falcões se tornaram uma arma samurai que estava mais voltada para um uso recreativo do que um uso em uma batalha.

Os chefes de clãs samurais populares que eram falcoeiros de seu tempo eram Tokugawa Ieyasu e Toyotomi Hideyoshi. Há registros históricos que mostram que os samurais costumavam levar grupos de caça de vinte pessoas que explorariam a área em busca de animais selvagens para caçar. Esses membros são conhecidos como observadores que ajudam seus chefes de clã a pegar um jogo considerável. Os Contos de Genji também contam representações de homens e mulheres famosos, membros da realeza e guerreiros desfrutando de um pouco de Takagari.


Leia também:


Os falcões no Japão de hoje

Hoje a temporada de falcoaria é estritamente limitada ao período entre 15 de novembro e 15 de fevereiro. Os falcoeiros treinam seus pássaros durante o verão e realizam exibições de falcoaria a partir do outono.

As aves utilizadas são criadas em uma sala escura e alimentadas em pequenas quantidades para torná-las mais responsivas à isca. No outono, os falcoeiros levam os pássaros para passear. Gradualmente, as aves são introduzidas no início da manhã e em lugares desconhecidos com o falcoeiro. Os falcões são alimentados com pequenos pássaros como isca.

Ao realizar uma caçada, batedores ou cães de caça assustam a presa dos arbustos, e o falcoeiro solta o gavião no momento oportuno para capturar a presa. O falcoeiro puxa o falcão da presa uma vez que foi despachado e jogado no chão.

O cordão usado para conter os falcões é geralmente uma cor laranja brilhante, mas ao caçar os falcoeiros historicamente usavam um cordão roxo.

Fonte: Yabai.com e Sengan-en.com.