Quem já foi ao Japão provavelmente sabe que um restaurante específico vende a melhor e mais rápida tigela de carne bovina de todo o país, a Yoshinoya. Este restaurante não é outro senão o Yoshinoya – uma das cadeias de fast food mais populares de todo o Japão.
A Yoshinoya foi fundada em 1899 e a filial original foi construída no mercado de peixes Nihonbashi de Tóquio. Há vários marcos na linha do tempo desde a abertura da primeira loja. Uma delas foi que, em 1926, mudou-se para o mercado de peixe Tsukiji, porque a loja original foi devastada pelo Grande Terremoto de Kanto. Mais de 25 anos depois, em 1952, eles abriram sua primeira filial 24 horas.
No entanto, foi apenas em 1965, quando a empresa começou a se expandir por todo o Japão, onde a primeira loja franqueada foi aberta três anos depois. Então, a expansão não parou apenas fora de Tóquio. A empresa começou a se expandir para fora do país e abriu sua primeira loja internacional no Colorado em 1975. Desde então, a Yoshinoya vem se expandindo continuamente. Pode haver alguns altos e baixos, mas eles ainda continuam a prevalecer.
E, com certeza, já passou da hora de virem para o Brasil!
Yoshinoya: um restaurante fast food saboroso
O menu japonês originalmente serve apenas a tigela padrão de carne bovina. Isso serve carne finamente preparada em molho de soja coberto com cebola caramelizada e sementes de gergelim. Este é o prato mais pedido diariamente. No entanto, ainda existem partes especiais do menu que são específicas apenas para filiais em todo o Japão.
Um deles é o namimori, que é uma grande porção de tigelas de carne bovina e suína. É uma parte do cardápio que serve tamanhos um pouco maiores que o padrão.
Outras porções especiais no Yoshinoya seriam o Butadon que serve ovos crus, há também o unadon, que são tigelas de enguia que são servidas pela temporada no mês de julho de cada ano.
Leia também:
- Kemari: o futebol dos samurais no Japão antigo;
- Incidente de Sankebetsu: imenso urso no Japão atacou e comeu aldeões;
- Caso Mihray Erkin: após estudar no Japão, voltou para a China e foi executada pelo governo.
Apenas a partir de fevereiro de 2017, Yoshinoya incluiu o frango frito em seu cardápio. Eles agora têm tigelas de Karaage especiais apenas para o bairro de Akihabara em Tóquio. Este lugar em Akihabara é um dos ramos mais extravagantes de todo o Japão.
As refeições geralmente são servidas por cerca de 490 ienes em uma tigela padrão, cerca de R$ 30,00. Para adições especiais como Tamago, molho teriyaki e coberturas mistas, o preço pode chegar a 550 ienes, cerca de R$ 40,00. O bom é que o preço certamente vale a pena e é tão acessível que eles realmente segmentam os alunos com suas refeições para estudantes.
Os brasileiros podem até achar o preço mais caro. Mas, vale lembrar que é um prato japonês com carne e muito bem servido. Além disso, se fosse fabricado no Brasil, também poderia ter uma diminuição do valor.
Fonte: Yabai.com.