5 coisas que quem já morou no Japão sente falta… e muita!

Morar no Japão é uma experiência única para quem estiver em qualquer lugar do mundo. Os brasileiros com certeza sentem muita diferença ao estar no país, afinal de contas, a cultura e os costumes são muito diferentes.

Apesar de ter coisas que qualquer brasileiro que está no Japão sente falta do Brasil, existem um monte de coisas que quando o brasileiro vai embora sente falta. Essa contradição sempre existirá. Como nada é perfeito, é comum que sempre tenhamos algo que sentimos falta.

Assim, elencamos 5 coisas que quem já teve a oportunidade de morar no Japão sente falta.

1. Morar no Japão e a limpeza

O Japão é muito limpo. Você raramente vê lixo na rua onde quer que vá. Como parte da educação escolar, as crianças têm que limpar sua escola. Os estrangeiros muitas vezes ficam surpresos ao ver como é limpo nas grandes cidades. Fora de lugares como Shibuya, você também não vê grafite em nenhum lugar.

Não há muitas latas de lixo do lado de fora, e espera-se que você leve seu lixo com você. Muitos japoneses japoneses levam o lixo para casa para jogar fora em casa. Até as estações de trem de Tóquio anunciaram recentemente que vão acabar com as latas de lixo.

2. Morar no Japão e a saudade da segurança

Claro, ainda temos que ser cautelosos mesmo no Japão, mas qualquer um se sente muito seguro no país. Afinal de contas, não é em qualquer lugar que se pode caminhar tranquilamente durante a noite em uma rua vazia.


Leia também:


3. Morar no Japão e a saudades da pontualidade

Sejamos sinceros, a pontualidade não é uma das principais características do brasileiro. Entretanto, no Japão, ser impontual é muito raro. Até mesmo o transporte público raramente atrasa. Algo inimaginável em muitos lugares do planeta.

4. Morar no Japão e a saudade da comida

No Brasil, raramente (e muito raro mesmo) se exibe comida de plástico de aparência realista fora dos restaurantes como os restaurantes japoneses. Estes são chamados  de shokuhin sampuru (amostra de comida). Essa é uma ideia inteligente, especialmente para turistas estrangeiros que visitam o Japão.

Além disso, ao contrário da crença popular de que os japoneses só comem arroz, sushi e sopa de missô, há todos os tipos de restaurantes para explorar. 

5. As lojas de conveniência

A customer checks out at a Lawson Inc. convenience store in Tokyo, Japan, on Tuesday, Oct. 6, 2020. Lawson is scheduled to report its second-quarter results on Oct. 8. Photographer: Akio Kon/Bloomberg

Konbini  (loja de conveniência) no Japão  tem literalmente de tudo. Eles são limpos, os balconistas são educados e a maioria fica aberta 24 horas.

É possível fazer quase tudo em uma loja de conveniência, desde comprar ingressos para ir no Museu Ghibli até comprar uma roupa íntima. Assim, essas lojas de conveniência podem ajudar muito quando você não tiver nada para comer ou estiver com pressa.

Essas são algumas das coisas que com certeza um estrangeiro sentirá falta após voltar para o seu país natal. Assim, se você estiver no Japão, não deixe de aproveitar tudo o que há de bom!