Abraços no Japão: por que nem mesmo filhos abraçam pais?

Os abraços no Japão não são algo comum. Muitas vezes as pessoas optam pelo distanciamento com um simples cumprimento que é só baixar o tronco. E isso não está restrito a somente amigos ou em empresas, mas nas famílias isso também ocorre.

Por exemplo, um filho que vai visitar os pais, não os abraça. Mesmo que faça muito tempo que eles não se vejam.

Veja mais aqui sobre o significado dos abraços no Japão e quem é possível abraçar no país.

Abraços no Japão

No entanto, tudo isso varia dependendo do indivíduo. Os jovens no Japão parecem estar mais relaxados com demonstrações de afeto como abraços. As pessoas mais velhas tendem a vê-lo mais seriamente.

Os japoneses que viveram no Ocidente também podem estar mais acostumados a se abraçar. E outra diferença é que as mulheres japonesas tendem a se abraçar com mais frequência do que os homens.

O Japão não é a única cultura asiática que inclui menos abraços do que o Ocidente. A China e vários outros países asiáticos têm uma visão semelhante.

Outra coisa a considerar: se você é claramente um estrangeiro, alguns japoneses podem atendê-lo, pois sabem que abraçar é mais comum em sua cultura. Então eles podem te abraçar, mesmo que raramente abracem outros japoneses.

 


Leia também:


Mas por que abraços no Japão são raros?

A resposta simples para por que os japoneses raramente se abraçam são apenas normas culturais. Toda sociedade tem normas para quais saudações e interações sociais são consideradas normais.

Você obteria uma resposta semelhante se perguntasse por que os brasileiros não se curvam ao se encontrarem. Simplesmente não faz parte das normas culturais brasileiras.

Há muito menos toque social na cultura japonesa. Não se trata apenas de abraçar. Se você estender a mão e tocar um japonês no braço ou ombro enquanto fala, ele também pode se sentir estranho com isso.

Além disso, abraçar um japonês não é necessariamente rude, mas pode surpreendê-lo ou fazê-lo se sentir desconfortável. Pode ser um momento de choque cultural para eles.

Muitos adultos japoneses raramente abraçam seus pais e outros membros da família. Então, é claro, abraçar-se com um estranho ou novo amigo seria estranho.

E as outras demonstrações públicas de afetos no Japão?

Demonstrações públicas de afeto são menos aceitas no Japão do que no Ocidente. Embora a mão pública seja cada vez mais comum, abraços e beijos ainda são geralmente mantidos privados no Japão.

Dito isso, tudo depende do contexto e das pessoas envolvidas. Como observado acima, a cultura japonesa está mudando rapidamente a esse respeito, e os japoneses mais jovens são muito mais liberais do que os mais velhos.

É muito mais rude mostrar o PDA em um ambiente como um restaurante ou café onde você está perto dos outros. Se você estivesse abraçando em um parque, isso seria menos ofensivo, mas beijar em público ainda é tabu para a maioria dos japoneses.

Fonte: Escape to Asia