Aprenda gírias no Japão mais usadas pelos jovens hoje e seus significados

Assim como em muitos lugares do mundo, as gírias no Japão são popularmente usadas pelas crianças e pelos jovens.

E não é de se surpreender que muitas delas são influenciadas pelas redes sociais. A empresa de marketing para adolescentes ING entrevistou 200 estudantes do ensino médio da região de Kanto para informarem quais são as gírias que mais estão utilizando. Confira aqui as 10 mais citadas.

As gírias no Japão usadas por crianças e jovens

10. Tensaiko

Uma combinação das palavras “tensai” (“gênio”) e “saiko” (“o melhor”), esta é uma palavra quente cunhada pelo ídolo da boyband Daigo Nishihata do grupo de Johnny Naniwa Danshi. Como é composto de duas palavras que descrevem algo impressionante e incrível, é o elogio final, para ser honesto.

9. ~shitemorote

Esta é uma maneira informal de dizer “~shite moratte”, que significa “faça (alguém) fazer algo por você”. “~shitemorote” foi cunhado pela dupla japonesa do YouTube Paparapys, com sede em Kansai, e sua popularidade fez com que a torção incomum da frase se tornasse viral.

8. Cho Chiru / Chirui

Vindo da palavra inglesa “chill”, essas palavras refletem um estado de relaxamento. O “cho” em “Cho chiru” significa “super” ou “extremamente”, então você pode usar isso para refletir quando está se sentindo super relaxado, e “chirui” é a forma adjetiva que você pode usar para descrever um lugar que tem uma boa vibração.

7. Hanya / Hanyari

Uma substituição boba para “are?”, “hanya” é uma interjeição usada quando você está confuso com alguma coisa. Da mesma forma, “hanyari” é o estado de estar confuso com algo. Ambos se tornaram populares pela celebridade Rei Maruyama, que frequentemente os usa como sua personalidade de esquete, Chiaki Inoue, em seu canal no YouTube, ou quando atua como uma cabeça de vento (como no vídeo acima).


Leia também:


6. Daijoubuso?

Também vinda da dupla do YouTube Paparapys, essa palavra é um pouco atrevida, pois pergunta se alguém ou algo está bem ou não. A frase vem de tomar daijoubu , que significa “OK”, acrescentando  sou , (“provavelmente”) e depois cortando o -u no final para um som mais rápido.

5. Shindo

Abreviação do adjetivo “shindoi”, que geralmente significa “exaustivo” ou “exausto”. No entanto, encurtado dessa maneira pela Geração Z japonesa, na verdade significa “engraçado” ou “interessante”! Talvez porque é tão interessante que apenas tira a energia de você?

4. Kimazu

Isso foi preenchido por outra YouTuber japonesa, Aya Nakamichi, que tem o hábito de dizer “kimazui kimazui”, que ela usa ao descrever uma situação embaraçosa. No ano passado, “Kimazui kimazui” ficou entre as palavras mais populares do verão, mas parece que este ano foi encurtado por conveniência.

3. Ikiru www

Um vídeo do TikTok criou essa hashtag quando o usuário recomendou que as pessoas usassem isso em vez de “shinu www” quando algo ruim acontecesse. “Ikiru” significa “eu vou viver” enquanto “Shinu” significa “eu vou morrer”, então a inversão humorística das palavras é provavelmente o que tornou essa hashtag tão popular. “www”, aliás, é uma versão japonesa de “lol”, tornando-se uma espécie de hashtag irônica que todas as crianças parecem estar usando.

2. Kimaz

Pronuncia-se “kimazetto”. Como o “kimazui kimazui” de Aya Nakamichi, significa “estranho”. Foi cunhado pelo YouTuber Toua, que costuma usar “kimaZ” em situações embaraçosas.

1. Ase-Ase

Outra palavra popularizada pela YouTuber Aya Nakamichi, usada com humor quando alguém está em apuros ou preocupado ou estressado por algo. Os adolescentes de hoje em dia o usam tanto na fala quanto na escrita, mas quando usado na escrita, é escrito especificamente com katakana de tamanho médio para efeito visual (アセアセ).

Sem surpresa, a maioria das principais palavras que os adolescentes estão usando hoje em dia são inspiradas nas mídias sociais , especificamente influenciadores populares do YouTube e TikTok. As mídias sociais se tornaram uma grande influência na geração Z, o que é evidente na maneira como se vestem e na maneira como falam. Só podemos esperar que nós, gerações mais velhas, possamos acompanhar!

Fonte: Sora News.