Por que muitos profissionais no Japão precisam usar luvas brancas?

Muitos profissionais no Japão possuem como parte de seus uniformes as luvas brancas. Obviamente que alguns deles podem optar por não usar. E, se o chefe permitir, não há nenhum problema com isso.

Porém, de fato, uma das coisas que surpreender no país é que profissionais do metrô/trem, policiais, motoristas de táxi e motoristas de ônibus quase sempre estarão de luvas brancas. E outras tantas profissões também devem fazer o uso dessas luvas, porém ,esses profissionais que citamos antes podem ser vistos por qualquer um assim que pisar nas grandes cidades do Japão.

Mas, o que significa usar luvas brancas? Por que usar luvas brancas?

Reunimos aqui algumas informações e motivos para os japoneses fazerem questão de ter essa vestimenta em algumas profissões.

Profissionais no Japão e as luvas brancas

De acordo com o jornal Japan Times a fabricação nacional de luvas de estilo ocidental remonta a 1888, quando um homem chamado Shunrei Futago começou a fazer luvas de algodão em uma máquina de costura a pedal em Osaka.

Futago vendia suas luvas – que naquela época eram chamadas de tegutsu (“sapatos de mão”) – principalmente para trabalhadores portuários. Mais tarde, ele mudou seu negócio para sua cidade natal em Shikoku e ensinou os vizinhos a fazer luvas.

Essa cidade, agora chamada Higashikagawa na província de Kagawa, ainda é o centro da fabricação de luvas japonesa, respondendo por mais de 90% da produção doméstica. No entanto, apesar da popularidade das luvas brancas, ninguém mais as fabrica no Japão; o mercado foi completamente tomado por importações da China.

Os fabricantes nacionais agora se concentram em produtos especiais, incluindo luvas esportivas térmicas e uma nova luva de verão que protege a mão dos raios UV.

Profissionais no Japão do transporte e as uvas brancas

Luvas brancas são talvez mais fortemente associadas a pessoas que dirigem para viver, incluindo motoristas de táxi, motoristas de ônibus, pilotos e engenheiros ferroviários.

De acordo com o Japan Times, a razão original para os motoristas usarem as luvas brancas, era a visibilidade. Antes que trens e automóveis tivessem sinais automáticos, os que estavam nos controles tinham que usar as mãos para sinalizar seus movimentos, e as luvas brancas facilitavam a visão das mãos. 

Enquanto os motoristas não precisam mais colocar as mãos para fora das janelas para sinalizar, a preferência pelas luvas brancas persiste, mas agora é por profissionalismo. Quase todos os motoristas no Japão usam uniforme, incluindo chapéu.

As luvas normalmente são usadas para passar confiança, honestidade e limpeza. Por conta disso, é possível ver diversas pessoas que trabalham na rua, como motoristas e policiais, com as luvas brancas.


Leia também:


As luvas brancas estão associadas à higiene e à honestidade

O branco está associado à limpeza, razão pela qual muitos trabalhadores da indústria de entrega de embalagens usam luvas brancas. As luvas reduzem o desgaste das mãos, mas também porque os clientes estão preocupados com a sujeira e os germes e não querem que seus pacotes entrem em contato com as mãos nuas de ninguém. Mesmo que o pacote tenha deslizado em torno de uma van ou de um caminhão. 

Finalmente, os políticos japoneses costumam dirigir e fazer campanha com luvas brancas, pois estão associados à honestidade.

Fontes: Japan Times e Following Your Feet.