Muitos profissionais no Japão possuem como parte de seus uniformes as luvas brancas. Obviamente que alguns deles podem optar por não usar. E, se o chefe permitir, não há nenhum problema com isso.
Porém, de fato, uma das coisas que surpreender no país é que profissionais do metrô/trem, policiais, motoristas de táxi e motoristas de ônibus quase sempre estarão de luvas brancas. E outras tantas profissões também devem fazer o uso dessas luvas, porém ,esses profissionais que citamos antes podem ser vistos por qualquer um assim que pisar nas grandes cidades do Japão.
Mas, o que significa usar luvas brancas? Por que usar luvas brancas?
Reunimos aqui algumas informações e motivos para os japoneses fazerem questão de ter essa vestimenta em algumas profissões.
Profissionais no Japão e as luvas brancas
De acordo com o jornal Japan Times a fabricação nacional de luvas de estilo ocidental remonta a 1888, quando um homem chamado Shunrei Futago começou a fazer luvas de algodão em uma máquina de costura a pedal em Osaka.
Futago vendia suas luvas – que naquela época eram chamadas de tegutsu (“sapatos de mão”) – principalmente para trabalhadores portuários. Mais tarde, ele mudou seu negócio para sua cidade natal em Shikoku e ensinou os vizinhos a fazer luvas.
Essa cidade, agora chamada Higashikagawa na província de Kagawa, ainda é o centro da fabricação de luvas japonesa, respondendo por mais de 90% da produção doméstica. No entanto, apesar da popularidade das luvas brancas, ninguém mais as fabrica no Japão; o mercado foi completamente tomado por importações da China.
Os fabricantes nacionais agora se concentram em produtos especiais, incluindo luvas esportivas térmicas e uma nova luva de verão que protege a mão dos raios UV.
Profissionais no Japão do transporte e as uvas brancas
Luvas brancas são talvez mais fortemente associadas a pessoas que dirigem para viver, incluindo motoristas de táxi, motoristas de ônibus, pilotos e engenheiros ferroviários.
De acordo com o Japan Times, a razão original para os motoristas usarem as luvas brancas, era a visibilidade. Antes que trens e automóveis tivessem sinais automáticos, os que estavam nos controles tinham que usar as mãos para sinalizar seus movimentos, e as luvas brancas facilitavam a visão das mãos.
Enquanto os motoristas não precisam mais colocar as mãos para fora das janelas para sinalizar, a preferência pelas luvas brancas persiste, mas agora é por profissionalismo. Quase todos os motoristas no Japão usam uniforme, incluindo chapéu.
As luvas normalmente são usadas para passar confiança, honestidade e limpeza. Por conta disso, é possível ver diversas pessoas que trabalham na rua, como motoristas e policiais, com as luvas brancas.
Leia também:
- Aprenda gírias no Japão mais usadas pelos jovens hoje e seus significados;
- Conheça o filme japonês que concorrerá ao Oscar de Melhor Filme;
- Idosa no Japão presa por hackear caixa automático de mercado.
As luvas brancas estão associadas à higiene e à honestidade
O branco está associado à limpeza, razão pela qual muitos trabalhadores da indústria de entrega de embalagens usam luvas brancas. As luvas reduzem o desgaste das mãos, mas também porque os clientes estão preocupados com a sujeira e os germes e não querem que seus pacotes entrem em contato com as mãos nuas de ninguém. Mesmo que o pacote tenha deslizado em torno de uma van ou de um caminhão.
Finalmente, os políticos japoneses costumam dirigir e fazer campanha com luvas brancas, pois estão associados à honestidade.
Fontes: Japan Times e Following Your Feet.