Por que os jovens não bebem mais saquê no Japão?

O saquê no Japão sempre foi conhecido como uma bebida símbolo do país. E, em muitos filmes podemos ver as pessoas apreciando essa bebida alcóolica.

Além disso, ela é um símbolo do país.

Mais comumente conhecido no Japão como nihonshu , o saquê é a icônica bebida japonesa feita de arroz fermentado, conhecida e amada em todo o mundo. A bebida alcoólica é tão popular que até músicos de renome internacional, como Ed Sheeran e Foo Fighters, colaboraram com conceituadas cervejarias japonesas para fazer seu próprio saquê.

Na verdade, a cervejaria de 180 anos com a qual os Foo Fighters colaboraram, a cervejaria de saquê Tatenokawa na província de Yamagata, recentemente fez um estudo independente que analisou os hábitos de consumo de saquê de jovens japoneses.

E aqui revelaremos para você como os jovens hoje em dia no Japão estão deixando de tomar saquê.

Saquê no Japão e os jovens

A pesquisa perguntou a 10.000 homens e mulheres com idades entre 20 e 60 anos com que frequência eles bebiam saquê. Dos que responderam na faixa dos 20 ou 30 anos, 28% disseram que não bebiam saquê há mais de um ano e 42% responderam dizendo que nunca haviam bebido saquê antes, o que significa que 70% dos jovens pesquisados ​​não haviam bebido saquê em mais de um ano.

A pesquisa também revelou uma discrepância de gênero, com 74% de todas as mulheres pesquisadas sem beber saquê por mais de um ano.

Assim, as mulheres também tenderam a preferir beber saquê com a família ou amigos, enquanto mais entrevistados do sexo masculino disseram que bebiam saquê sozinhos.

Com o coronavírus dificultando que as pessoas tenham grandes festas, a cervejaria Tatenokawa está preocupada que isso possa resultar em menos mulheres bebendo saquê no futuro. E isso pode ser considerado tanto uma perda financeira, como também uma perda da tradição de beber saquê.


Leia também:


Os internautas não pareciam surpresos com os resultados da pesquisa, com muitos refletindo sobre as razões por trás da aparente popularidade do saquê.

“Sakê sempre me dá uma ressaca muito ruim, mesmo que eu beba só um pouquinho.”

“O saquê decente é caro. Os jovens podem não estar bebendo porque é muito caro.”\

“Muitas pessoas hoje em dia simplesmente não bebem álcool, ponto final. Não é tanto ‘eu não bebo saquê’, mas ‘eu não bebo nada’”.

“Eu mantenho a bebida destilada. Parece mais saudável de alguma forma.”

“Eu bebo saquê em festas de trabalho, mas nunca beberia se tivesse que escolher.”

A cervejaria espera que os resultados da pesquisa possam ser usados ​​para pensar em novas maneiras de apreciar o saquê no futuro. Não afirmamos ser especialistas em saquê, mas recomendamos misturar um pouco de saquê com outros produtos populares – como Kit Kats, por exemplo.

Entretanto, é preciso que, caso optem por uma estratégia de marketing, que fique evidente que a bebida alcoólica só pode ser consumida por maiores de idade e com a devida moderação.

Fonte: Sora News.