Um restaurante brasileiro no Japão pode ser a salvação para muitos que estão no país e sentem saudade de sua terra natal.
Entretanto, o que será que os japoneses pensam sobre esses espaços? Será que a comida brasileira é ruim para o paladar deles? Ou será que pode agradar e, talvez, até fazer com que eles se apaixonem por ela?
Não podemos ter uma média do que todos os japoneses pensam, mas, veja aqui, as impressões dos repórteres japoneses do site Sora News e o que acharam a experiência de provar a comida brasileira.
Um mercado / restaurante brasileiro no Japão
Você verá muitos anúncios no Japão com pedaços de inglês, francês ou outras palavras de língua estrangeira adicionadas para dar um toque elegante.
A coisa toda em um idioma diferente do japonês é um achado mais raro, especialmente quando é tudo em português, como é o caso deste restaurante. Entretanto, essa é uma visão bastante comum em Oizumi, onde aproximadamente 20% da população de 42.000 pessoas não é japonesa, e cerca de um em cada dez moradores é brasileiro.
A Oizumi tem várias fábricas, incluindo Panasonic e Subaru. Quando a população nativa começou a diminuir na década de 1990, as empresas começaram a recrutar trabalhadores do exterior, especialmente do Brasil, que há muito mantém uma relação amigável com o Japão. Além de um ambiente acolhedor, a cidade também conta com organizações de apoio criadas para ajudar os imigrantes a se adaptarem à vida em Gunma.
Mas, o repórteres da Sora Nes não estavam aqui para carros ou eletrônicos, estavam aqui para comida, e seu destino era o mercado/restaurante Kioske Cibrasil.
Um dos fatos interessante é que nesses locais é comum que você só ouça português brasileiro sendo falado. Dessa maneira, pode causar muito estranhamento para um japonês.
Leia também:
- Carne de baleia no Japão: como é consumida e apreciada mesmo com o risco de extinção do animal;
- Conheça o filme japonês que concorrerá ao Oscar de Melhor Filme;
- Idosa no Japão presa por hackear caixa automático de mercado.
O restaurante brasileiro no Japão
Após verem as guloseimas e outros produtos que eram vendidos na parte do mercado brasileiro, os repórteres foram para o restaurante.
O primeiro prato que os repórteres pediram foi o almoço de bife de 1.400 ienes (R$ 60,00), um corte de carne magra com um poderoso ponche de alho acompanhado de legumes em cubos em um molho sedutoramente azedo e picante, batatas fritas, arroz e ovo frito.
Em seguira, pediram uma a feijoada de 1.300 ienes. Embora tenham achado a aparência um pouco surpreendente consideraram, o sabor é incrivelmente equilibrado. Com certeza, com esses dois pratos, podemos dizer que os repórteres saíram satisfeitos.
Assim, do pedido à refeição levou cerca de 15 minutos, mas o sabor delicioso e as porções generosas valeram a pena. Vale ressaltar que para muitos japoneses um tempo de espera de 15 minutos pode ser considerado muito, ainda mais para os que vivem em Tóquio.
Os relatos dos dois repórteres do Sora News também identificaram a comida brasileira como reconfortante. E, acreditam que, com certeza, voltarão a esse restaurante para saborear outros pratos brasileiros.
Informações do mercado / restaurante brasileiro no Japão
Kioske Cibrasil / キオスケ·シブラジル
Endereço: Gunma-ken, Ora-gun, Oizumi-machi, Sakada 3-13-342
群馬県邑楽郡大泉町坂田3-13-342
Aberto das 10h às 20h. (dias úteis), das 9h às 20h (finais de semana)
Fonte: Sora News.