Tolerância zero: quantos anos de prisão uma pessoa pega por dirigir bêbado no Japão?

Dirigir bêbado no Japão, como em qualquer lugar do mundo, significa por em risco tanto a própria vida, como também a vida dos outros.

O Japão é conhecido por ser um país com regras rígidas. E essas regras também se repetem com relação ao trânsito. Assim, conheça aqui um recente caso que demonstrou como dirigir bêbado no Japão jamais será um bom negócio.

Dirigir bêbado no Japão

O Japão não é um país que proíbe completamente dirigir bêbado. As penalidades acontecem somente quando a pessoa faz o bafômetro e o nível de álcool de 0,15 mg por 1 litro de ar. Dessa maneira, é só assim que o condutor é considerado como Dirigindo Sob Influência de álcool.

Assim, a punição é de 3 anos de trabalho e multa de até 500.000 ienes. Dirigir embriagado também é punível com prisão com trabalho por até 5 anos e multa de até 1 milhão de ienes. 

Penalização de um senhor ao dirigir bêbado no Japão

Recentemente, um caso chamou a atenção do Japão inteiro. O Tribunal Distrital de Chiba chegou a uma conclusão agora e condenou  um homem de 61 anos a 14 anos de prisão por direção perigosa resultando em morte e ferimentos quando o caminhão que ele dirigia bateu em um grupo de crianças em idade escolar, matando duas delas e ferindo outras três em Yachimata, na Prefeitura de Chiba, ainda no ano de 2021.

Durante seu julgamento, Hiroshi Umezawa se declarou culpado e admitiu que havia consumido uma garrafa de 220 mililitros de shochu 30 minutos antes do acidente em uma área de descanso de caminhão em 28 de junho de 2021, como infomaram diversas mídias japonesas.

Isso não precisava nem mesmo ter sido admitido, afinal de contas, o álcool acima do limite legal foi detectado quando Umezawa fez o teste do bafômetro, disseram os promotores.


Leia também:


O acidente com o motorista bêbado

O acidente ocorreu por volta das 15h30, enquanto as crianças voltavam da escola para casa. Testemunhas disseram que o caminhão de Umezawa colidiu com o grupo de quatro meninos e uma menina depois de bater em um poste quando ele desviou repentinamente para a esquerda, informou a Kyodo News. As crianças tinham entre 6 e 10 anos. Dois dos meninos, de 7 e 8 anos, morreram mais tarde no hospital.

Na época, Umezawa trabalhava para uma empresa de transporte Yachimata e estava de plantão desde as 6h da manhã. Mesmo assim, isso não pode ser uma justificativa para ter um acidente ou mesmo o consumo de álcool por parte do motorista.

Durante a investigação subsequente, os colegas de trabalho de Umezawa disseram que ele estava bebendo álcool durante o serviço nos últimos cinco anos e que o alertaram repetidamente contra isso. Entretanto, esses avisos de nada adiantaram e o motorista continuou bebendo até que culminasse nesse terrível acidente. 

Os familiares das crianças  expressaram sua relutância em aceitar a decisão, dizendo que a pena máxima de 15 anos de prisão solicitada pelos promotores já parecia inadequada e que eles não conseguem entender por que a sentença final foi ainda menor, de 14 anos.