Cemitérios no Japão: um dos mais diferentes do mundo

Os cemitérios no Japão, com certeza, são muito diferentes do que um brasileiro, por exemplo, está acostumado.

Além disso, as tradições funerárias no Japão também são muito diferentes do que as cultuadas no Brasil. Assim, te apresentamos aalgumas desas diferenças aqui para ilustrar algumas das características culturais do país.

Os cemitérios no Japão

O final da vida de alguém é marcado por um ritual em que parentes e amigos podem se despedir das pessoas. Entretanto, no Japão esse ritual apresenta algumas particularidades.

Assim, uma diferença que podemos apontar, é que nos cemitérios do Japão não estão enterrados corpos, como comumente acontece no Brasil, por exemplo. No Japão, os mortos são cremados e suas cinzas são colocadas dentro de lápides de pedra dedicadas à família. As lápides modernas apresentam colunas verticais feitas de pedra preta ou cinza com apenas nomes escritos nelas.

Além disso, na base de uma lápide você encontrará vasos para flores e um suporte de incenso. Acender incensos é um ritual japonês para recordar os antepassados.

Dessa maneira, as pessoas que visitam os túmulos trazem flores frescas e água para derramar uma lápide como parte de um ritual religioso.

Outra coisa comum de ver em cemitérios no Japão, é ver alguns alimentos. Esses eram os favoritos de quem morreu.

E, ao passear em um cemitério japonês, também é possível ver sepulturas que são decoradas com uma estátua budista ou, mais tristemente, uma estátua jizo se a sepultura pertencer a uma criança.


Leia também


Turismo nos cemitérios do Japão?

Algo interessante de tentar conhecer um cemitério no Japão, é que muitos deles estão localizados nas proximidades de templos ou santuários.

Conhecer os cemitérios também pode ser uma oportunidade para encontrar algumas sepulturas muito antigas cobertas e com musgo verde, principalmente no campo. Lápides antigas são muitas vezes uma rocha natural com nomes esculpidos ou simplesmente esculpidas em uma parede de rocha. Você pode ver alguns bons exemplos disso em Matsushima e Yamadera.

Apesar de cemitérios não seresm o destino turístico favorito das pessoas, e muito menos comum, neles é possível conhecer uma estética particular.

Situado perto de templos e santuários impressionantes, visitar um cemitério no Japão é muitas vezes uma parte não intencional de qualquer visita a templos ou santuários.

Além disso, também é possível destacar alguns cemitérios que são muito famosos. Por exemplo, os túmulos dos 47 ronins no Templo Sengakuji em Tóquio, o extenso Kurodani em Kyoto ou o histórico Kitayama em Sendai.

Outro cemitério de Yanaka, em Tóquio, também é outro cemitério interessante de ser visitado. ao todo ele possui 10 hectares. E tem a sensação de um parque com sua folhagem profusa, incluindo um belo beco de cerejeiras: um local muito popular na primavera, quando os galhos pendentes são pesados com flor brilhante.

Fontes: Japan Travel e Japan Experience.