Ir trabalhar no Japão, ainda vale a pena?

Trabalhar no Japão é uma opção para muitos descendentes. Entretanto, diante da atual crise desencadeada pela pandemia do coronavírus e também pela desvalorização do iene diante do dólar, é preciso se perguntar se ainda vale a pena ir para lá.

Afinal de contas, as pessoas que forme, precisam ter em mente que so ganhos não serão os mais altos como já foram.

Entretanto, há inúmeros pontos positivos de ir trabalhar no Japão que vão além do salário. Assim, elencamos alguns pontos aqui para antes de você tomar a sua decisão e avaliamos alguns salários para você ter uma noção de quanto um trabalhor e uma trabalhadora recebem no Japão (sim, lá as mulheres recebem menos que os homens).

É uma boa escolhar ir trabalhar no Japão?

Essa é uma pergunta pessoal que cada um precisa dizer a partir de suas próprias pesquisas e necessidades. Mas, em termos gerais, e minah resposta pessoal, podemos dizer que sim.

Pois, é a possibilidade de morar do outro lado do mundo e de conhecer algo completamente diferente. Entretanto, não se pode esquecer que a escolha é ir para o Japão para trabalhar e não a turismo. Ou seja, terá muito mais tempo em que você estará se dedicando a algo e nas horas vagas estará cansado para aproveitar tudo o que o país tem.

Mas, nos tempos livres, poderá entrar em contato com tudo o que o país tem a oferecer.

Quanto vou receber ao ir trabalhar no Japão?

Como em qualquer lugar, há variação dos salários de acordo coma empresa para a qual você for. Entretanto, o grande diferencial dos salários no Japão são as horas extra. Muitas empresas permitem que a pessoa faça hora extra para complementar a renda. E, muitos trabalhadores que estão no país, entendem que elas são as principais para fazer valer a pena o trabalho no Japão.

Por exemplo, se você escolher trabalhar no setor de autopeças o salário será de 900 a 1.350 ienes por hora, entre R$30,00 a R$ 50,00. Entretanto, no caso de fazer hora extra, irá receber 25% a mais em cima desse valor. E se trabalhar a noite, também haverá um adicional.

O grande problema é que, diante da crise, nem sempre há demanda de hora extra.

O setor de alimentos também paga valor semelhante, mas em muitos casos um pouco a menos se for somente com a produção de industrializados (a indútria da carne costuma a pagar um pouco a mais). Porém, é mais fácil de haver horas extras nessas fábricas.


Leia também:


O que você não pode esquecer antes de tomar a decisão de ir trabalhar no Japão

Mudar de país exige que ter uma certa paciência e também um amadurecimento. Assim, não pense que chegará por lá e todos irão te receber e compreender as dificuldades pela qual está passando.

Muitas pessoas sofrem muito nesse período de adaptação. A melhor maneira de tentar compreender um pouco o que te aguarda, é pesquisar as experiências de outras pessoas que já foram para lá.

Além disso, a mentalidade dos japoneses é diferente. Eles prezam bastante pelo trabalho sistemático e bem feito. Assim, não vá trabalhar no Japão se acha que será fácil. A linha de produção é algo muito puxado e que exisgirá muito de seu físico.

Se você for sozinho ou com família, também lembre-se que isso envolve mudar de casa e conhecer uma cultura completamente diferente da qual você já está acostumado. Por mais que você possa conhecer brasileiros e estar com eles, não é a mesma coisa do que estar no Brasil.