Um neto de japonês tem o privilégio de poder entrar em contato com uma cultura do outro lado do mundo. Claro que não é possível dizer com toda certeza o que todos os netos de japoneses no Brasil aprenderam com seus avós, mas é possível dizer que há algumas coisas que são padrão.
Assim, apresentamos aqui algumas coisas que, possivelmente, um neto aprendeu com sua vó japonesa e como ele pode até mesmo carregar esses costumes até hoje.
1. Um neto de japonês não deve chamar sua vó de vó, mas de batchan
Esse é um traço muito comum entre os japoneses e seus descendentes. Algumas posições familiares são referidas pelo nome em japonês. Dessa maneira, é comum escutar os netos de japoneses chamando suas avós por batchan.
Avó em japonês é obaasan. Entretanto, essa terminação chan significa um sinal de carinho, como se fosse chamar de vovózinha.
Assim, muitos netos de japoneses no Brasil chamam suas avós de batchan tanto porque aprenderam assim, como também para demonstrar carinho. Há ainda outras variações do termo, como batiam, obaachan, bá entre outras.
2. Um neto de japonês aprende que misturar comida japonesa com brasileira é normal
Outra coisa que é comum no convívio de um neto de japonês com a sua batchan, é a mistura na culinária.
Dessa maneira, muitas avós japonesas fazem alguns pratos brasileiros, como bifes, feijão entre outros, mas sempre há a possiblidade de misturar tudo isso com algo da comida japonesa.
Assim, é comum ter pelo menos uma porção de arroz japonês nas refeições que uma batchan faz. Todo o resto da refeição pode ser de comidas tradicionais do Brasil, mas será muito comum ter o arroz japonês no lugar do arroz temperado brasileiro, por exemplo.
Leia também:
- Hospital no Japão possui porta para pais deixarem bebês que não podem criar;
- A realidade das mães no Japão: excesso de trabalho e de responsabilidades;
- Calendários no Japão: mesmo com a informatização os japoneses ainda os amam.
3. Um neto de japonês sempre vai ganhar um dinheiro de sua batchan
Principalmente quando criança, um neto de japonês certamente irá ganhar alguns trocados (ou até valores mais altos) de sua avó. Isso porque é tradição no Japão dar dinheiro para as crianças.
Assim, além de sempre uma avó japonesa fazer todos os pratos que um neto gosta e até mesmo comprar presentes, haverá algum dinheiro que esse neto vai receber.
Por sua vez, uma vó japonesa com muitos netos, já sabe que, quando as crianças chegarem, será preciso fazer um bom saque no banco para presentear todas elas.
Muitas vezes até mesmo tias e tios japoneses presenteiam as crianças com alguns valores. Ou seja, para as crianças, é uma ótima oportunidade de fazer uma boa poupança quando visitam os parentes.
4. Um neto de japonês escutará muitas histórias
Com certeza aqueles que são netos de avós japoneses escutarão muitas histórias. E muitas dessas histórias dizem respeito à imigração para o Brasil e como os japoneses enfrentaram uma série de dificuldades.
Além disso, também há muitas histórias sobre a II Guerra Mundial e sobre a destruição do país por conta dela. E ainda há as histórias que dizem respeito à própria cultura japonesa.
Ou seja, escutar sua batchan é uma ótima oportunidade para ter uma boa aula de história da Ásia e do mundo.