Japão, um país extremamente limpo e que dá adeus às latas de lixo

As latas de lixo no Japão não são encontradas com tanta facilidade como no Brasil, por exemplo. Entretanto, mesmo assim, o país possui ruas e locais públicos extremamente limpos. Isso remete a uma concepção de cuidado com o espaço público que os japoneses possuem e a um certo cuidado deles em não deixar nada sujo, mesmo que precisem levar lixo para dentro de suas casas.

Dessa maneira, hoje em dia, para incentivar essa prática de deixar as coisas limpas sem necessariamente ter uma lata de lixo ao seu lado, a capital do país, Tóquio, já começou a remover as latas de lixo de latas.

Saiba mais aqui o que está acontecendo com as ruas de Tóquio.

As latas de lixo no Japão estão desaparecendo e o sumiço começa por Tóquio

Muitas pessoas ficaram surpresas com o paradoxo de Tóquio ter muito pouco lixo, mas também muito poucas latas de lixo. Encontrar uma lata de lixo na cidade está prestes a ficar ainda mais difícil, pois o Departamento Metropolitano de Transporte de Tóquio anunciou que removerá todas as latas de lixo de suas estações e muito em breve.

As latas de lixo foram removidas das estações do metrô de Tóquio (outra rede de metrô de Tóquio) em janeiro de 2022.


Leia também


Sem latas de lixo no Japão, menor risco de terrorismo

O escritório diz que sua decisão, que afeta os passageiros que usam as linhas de metrô Asakusa, Mita, Oedo e Shinjuku, bem como o Nippori-Toneri Liner, que liga as estações Nippori e Minumadai-shinsuikoen, é uma medida de segurança. “Não é possível que os funcionários da estação monitorem continuamente as latas de lixo”, disse o escritório em comunicado. “Resolvemos remover todas as latas de lixo para fortalecer as contramedidas contra o terrorismo e afins.”

Em 2015, as estações das linhas Asakusa, Mita, Oedo e Shinjuku (conhecidas coletivamente como Toei Subway) mudaram a estética de suas latas de lixo, de maneira que fossem transparente. Assim, o seu conteúdo pode ser visto.

Além disso, as latas de lixo foram estratégicamente posicionaidas, estando sempre visível para os funcionários do portão de entrada. Sem incidentes relacionados à lixeira ocorrendo desde então, não está claro porque a agência de repente sentiria a necessidade de precauções aprimoradas. Mas, como se sabe, o Japão costuma a pensar antes de algo venha a acontecer.

O que é mais fácil de ver, porém, é o benefício econômico para o Tokyo Metropolitan Bureau of Transportation. Em 2021, a agência diz que gastou 100 milhões de ienes  na coleta/remoção de lixo. Escolher eliminar essa despesa, especialmente em um país onde a maioria da população leva o lixo para casa em vez do lixo, provavelmente não foi uma decisão tão difícil de tomar.

No lado positivo, as caixas de reciclagem para recipientes de bebidas vazios permanecerão ao lado das máquinas de venda onipresentes das estações. Todos os outros recipientes de lixo, no entanto, serão desativados já em 9 de maio de 2022.

Fonte: Sora News.